Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

EUA: pesquisadores desenvolvem “isopor verde” de cogumelo

Por Débora Spitzcovsky
Atualizado em 21 dez 2016, 10h30 - Publicado em 21 set 2011, 10h00

isopor-cogumelo-post-650

Esqueça as embalagens, copos descartáveis, maquetes e coolers de isopor! Se depender dos pesquisadores norte-americanos Eben Bayer e Gavin McIntyre, este material – cuja reciclagem não é incentivada, o que faz com que ocupe muito espaço nos aterros sanitários – está com os dias contados. O substituto? O cogumelo!

Os especialistas desenvolveram um material tão resistente ao calor quanto o isopor, mas que é feito de forma orgânica, a partir do fungo e de subprodutos agrícolas – como palha de milho e casca de trigo. Funciona assim: uma espécie de raiz do cogumelo, conhecida como micélio, é colocada em uma estufa junto com os restos agrícolas. O fungo, então, se desenvolve e vai formando uma espécie de liga com as sobras. Em cerca de sete dias, o “isopor de cogumelo” está pronto.

De acordo com os pesquisadores, o processo de fabricação do material usa cerca de 10 vezes menos energia, se comparado ao isopor tradicional – já que os cogumelos são cultivados no escuro e sem necessidade de rega –, e ainda dispensa o uso de insumos petroquímicos. Quer mais? O EcoCradle, como foi batizado, é biodegradável. Ou seja, depois que perder a utilidade, pode ser quebrado em pedaços menores e enterrado no jardim – e ainda aduba a terra!

A invenção foi tão bem aceita pela comunidade científica que o Instituto Politécnico Rensselaer, onde os pesquisadores atuam, ofereceu apoio financeiro para que eles criassem sua própria empresa para levar a ideia para o mercado, a Ecovative Design, e foi exatamente o que eles fizeram. O EcoCradle já está sendo vendido, mas apenas para localidades próximas a Nova York, onde fica a companhia. O motivo? Os pesquisadores não querem que o produto perca seu viés sustentável ao ser responsável pelas emissões geradas durante uma viagem internacional.

Continua após a publicidade

E aí, o que você achou do “isopor de cogumelo”? Você substituiria o isopor original por ele? 

Imagem: Divulgação/Ecovative Design

Leia também:
O isopor pode ser reciclado? 
Isopor é 100% reciclável 
O isopor que virou tijolo

Continua após a publicidade

*Ecovative Design 

Siga o Planeta Sustentável:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.