Futurismo do bem
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BcH0rVq9GH4%5D
Abertura da décima edição do Campus Party (Valencia, Espanha, 2006), pelo físico Stephen Hawkings – ele ressalta que o homem é único porque se comunica
Tecnologia é ambivalente: pode causar arrepios em quem pensa nos seus impactos ambientais e apelos de consumo, mas também pode ser uma ferramenta revolucionária para a sustentabilidade.
No vídeo acima, Hawkings mostra que a essência do ser humano está na capacidade de falar e ouvir. E mostra também que a tecnologia pode dar voz às pessoas – e por isso é uma forma de incluir minorias, revitalizar culturas, valorizar diferenças e fortalecer comunidades.
Um exemplo disso é o Campus Party – um encontro de aficcionados por internet, tecnologia da informação e entretenimento digital. Os participantes acampam por uma semana em uma “aldeia” conectada à rede em alta velocidade, e lá participam de atividades relacionadas a áreas como robótica, desenvolvimento, astronomia e games. A idéia é que eles aproveitem a diversidade de temas para aprender coisas novas, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas.
O evento já teve 11 edições, e será realizado fora da Espanha pela primeira vez em 2008. A sua mais nova sede é o país dos campeões de tempo de acesso à internet doméstica, dos “invasores” do orkut, dos fãs do humor-you-tube… Pode anotar: de 11 a 17 de fevereiro do ano que vem, acontece o Campus Party Brasil, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
Por causa das claras diferenças entre Brasil e Europa quanto ao acesso à tecnologia, o Campus Party Brasil vai assumir um forte compromisso com a inclusão digital. Na coletiva de apresentação, os organizadores contaram que atividades de formação especiais e abertas ao público devem acontecer paralelamente ao evento. Estudantes da rede pública de ensino de São Paulo serão convidados a visitar o espaço, assim como alguns multiplicadores de outros estados poderão acampar gratuitamente.
Está imaginando o impacto que 3000 pessoas usando tecnologia de ponta no Parque do Ibirapuera durante uma semana causam ao meio ambiente?
Essa preoucação tem tudo a ver com a vocação do Campus Party (que foi criado pela Futura Interactiva, ONG para a inovação que tem Al Gore entre os fundadores). O Campus Verde é a ação que contempla esses questionamentos, por meio de parcerias e estratégias educacionais e científicas. O objetivo é não apenas eutralizar as emissões do evento, mas também propagar pela rede mensagens de conscientização para a sustentabilidade – e esse, sim, é um impacto bem-vindo da ação.