Garupa: primeiro crowdfunding de turismo sustentável do Brasil
Que o Brasil é um país de imensas riquezas naturais, o mundo inteiro sabe. Ainda assim, aproveitamos pouco nosso potencial nato de atrair turistas daqui e de fora. Para Marco Ferraz, presidente da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, falta divulgação, infraestrutura de acesso adequada e uma rede hoteleira mais integrada com o meio ambiente. (Leia A caminho do turismo sustentável)
Mas esse cenário pode se transformar com novo site, lançado em setembro deste ano, e com a sua ajuda. Isso porque o Garupa*, iniciativa da ONG Associação Garupa, quer envolver os brasileiros – você também, claro! – na causa do turismo sustentável por meio do crowdfunding.
Como? Incentivando apenas projetos turísticos de baixo impacto ambiental, que privilegiem o uso de mão-de-obra local, que façam uso consciente de recursos naturais e que preservem os patrimônios naturais e culturais dos lugares por meio de financiamento coletivo arrecadado pelo site. Em sua maioria, as iniciativas são de associações comunitárias, negócios sociais e ONGs locais.
Para Demian Takahashi, diretor-executivo da organização, o Garupa conecta pequenos empreendedores com projetos inspiradores a pessoas que querem financiar iniciativas em prol de um turismo mais responsável.
É aí que você entra: é você quem decide qual projeto vai decolar. Assim como outros sites de crowdfunding, cada projeto apresenta um vídeo de introdução e descrição. E, claro, para você não ter dúvida de que quer ajudar financeiramente o projeto, os empreendedores oferecem “recompensas” para cada faixa de valor doado: podem ser receitas tradicionais caiçaras ou uma viagem de fim de semana na natureza com direito a acompanhante.
Entre os projetos que aceitam doações no site estão:
– iniciativa da Associação Mico Leão Dourado, no Rio de Janeiro/RJ;
– roteiro turístico na Amazônia paraense, que inclui pedalada na floresta e banho de iguarapé;
– empreendimento voltado ao artesanato no vale do Jequitinhonha, e
– apoio a restaurante que serve comida caiçara na Mata Atlântica, em Iguape/SP.
Se a meta dos projetos não for atingida no prazo de 60 dias, seu investimento não se perde: você recebe de volta o valor integral da doação. Então, o que está esperando para conhecer o Garupa?
Leia também:
Garupa: primeiro crowdfunding de turismo sustentável do Brasil
Férias para o meio ambiente
Um passo a mais, uma pegada a menos
Vida leve nas viagens
10 dicas para uma viagem sustentável
Por uma viagem mais verde
O turista sustentável
Viajar de bem com a vida
Turismo sem farofa
Foto: oijulia/Creative Commons