Geotérmicas? Fale com o Google!
Nós já comentamos sobre algumas iniciativas sustentáveis que a gigante da busca e da publicidade investiu, como usar o Google Earth para ver a poluição dos EUA ou o aquecimento global. O braço filantrópico da companhia, o Google.org, agora vai investir pesado em uma fonte de energia renovável.
Cerca de US$ 10 milhões serão investidos pela organização para se pesquisar e se entender mais sobre a energia geotérmica, que utiliza o calor do centro da Terra para gerar eletricidade. Para eles, a energia geotérmica é o “killer app” quando se trata do tema, ou seja, em jargões tecnológicos, é um aplicativo matador, que revolucionará o meio que estamos acostumados.
A idéia é que os engenheiros cavem buracos de 4.500 m para atingir as regiões quentes e insiram água para gerar vapor. Com a alta temperatura, a força que o gás sai da terra movimenta uma turbina que gera a energia (veja o vídeo abaixo). O mais interessante é que a energia geotérmica pode ser encontrada em todo o mundo, a qualquer hora do dia.
Se o Google domina o sistema de busca da internet, pode ser que ele tenha conseguido achar uma boa solução para a crise energética, não?
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=x0FsSN7YWHc&hl=en&fs=1&color1=0x234900&color2=0x4e9e00%5D