Googlando por uma floresta
O Google se tornou a ferramenta de busca mais usada pelos usuários na internet. Todos sabem, todos usam. Até se escuta o verbo “googlar” por aí. Então, uma boa alternativa para quem é preocupado com o meio ambiente é usar o Ecoogler. O nome parece estranho, mas o serviço é bem conhecido.
A página utiliza as mesmas ferramentas de buscas do Google, ou seja, buscando pela mesma palavra se encontra as mesmas indicações tanto no site original, quanto no Ecoogler. O que muda? A cada busca feita, o site contabiliza como uma folha. Cada 10 mil folhas representam uma árvore plantada na Amazônia.
Isso acontece graças a uma parceria feita entre o Google e a Ong suíça Aquaverde. A organização tem como foco a preservação das águas na região da Amazônia, que representam atualmente ¼ de toda a reserva de água doce do planeta. Além disso, eles apóiam projetos de reflorestamento atrelados ao crescimento de uma economia sustentável na localidade.
Um dos projetos ajuda o povo indígena Suruí, que luta contra as invasões nas florestas em Rondônia e no Mato Grosso. A Aquaverde financia e desenvolve atividades para que a cultura desse povo não se perca e as florestas da região continuem intactas.
Agora, o conceito de “googlar” ficou um pouco mais sustentável…