Google Maps agora com rotas a pé
Há uns tempos, comentamos sobre um serviço online que fazia com que a caminhada dos ingleses ficasse algo muito mais simples e consciente. É o Walkit, que traça a rota para o pedestre e mede quanto tempo demorará o trajeto, quantas calorias serão queimadas e quanto de CO2 deixará de ir para a atmosfera já que o carro ficará na garagem.
Por mais que se possa parecer distante da nossa realidade, postamos a dica para mostrar que existem meios de usar ferramentas simples para tornar o mundo um lugar mais sustentável. A iniciativa, afinal, pode inspirar outras pessoas.
E pode ser que o Walkit tenha inspirado o Google Maps. Recentemente, o serviço disponibilizou a versão beta de se traçar rotas para serem percorridas a pé. Em vez de se guiar pelas mãos da rua para te dar o melhor caminho para se chegar de um ponto a outro, essa ferramenta busca pelo traçado mais curto.
É simples. Só entrar no site, clicar na opção “Como chegar”, digitar as localidades e selecionar para que a rota seja percorrida “a pé”, como mostra a figura acima. Se você não gostar do caminho sugerido, há a opção de modificar o traçado, adicionando outras ruas.
Por enquanto, a ferramenta só faz isso, sem calcular quanto se economizará em CO2 ou quantas calorias serão queimadas, como faz o Walkit. Mas não deverá demorar muito tempo para que se criem mashups por aí que adicionem outras informações.