Horta urbana aérea: alimentos orgânicos são produzidos no topo dos prédios de NY
O que é, o que é um pontinho verde no topo dos prédios de Nova York? Não, não é um “greengo”, nem uma ervilha suicida! A vista aérea da cidade mais populosa dos EUA está ficando mais verde graças ao projeto Brooklyn Grange Farm, que cultiva hortas urbanas nos telhados dos edifícios nova-iorquinos.
Por enquanto, a iniciativa possui canteiros no topo de dois prédios comerciais – um no Queens e outro no Brooklyn –, onde legumes, verduras, frutas e ervas são cultivados por funcionários e voluntários.
A produção da fazenda urbana é vendida para restaurantes locais. A Brooklyn Grange Farm ainda comercializa uma espécie de “cesta básica orgânica” para famílias que queiram receber os alimentos semanalmente em casa e, o que sobra, mas é de qualidade, é vendido em uma feira, que acontece todos os sábados no próprio topo dos prédios.
O projeto incentiva a agricultura local, oferece alimentos frescos à população, gera empregos e ajuda a melhorar a qualidade de vida na cidade. Não é à toa que a Brooklyn Grange Farm anda fazendo sucesso em Nova York. É ou não uma boa ideia para replicar por aqui? Espaço é o que não falta…
Assista ao vídeo da iniciativa.
Foto: Divulgação/Brooklyn Grange Farm
Leia também:
Horta urbana pelo correio
Maior horta comunitária de NY é inaugurada para combater obesidade
Horta comunitária ocupa praça de 800 m² em São Paulo
Teto de shopping tem horta de mil m²
Cidade inglesa é tomada por hortas que oferecem alimentos gratuitos
Por que precisamos de hortas na cidade
Floresta comestível no meio da cidade oferece alimentos gratuitos
Hortas em parques públicos para sem-tetos
Hans Dieter Temp: hortas urbanas