Impactante
O blogueiro Colin Beaven e sua família de “10 pernas”
“Esqueça. É impossível”. Esse foi o comentário de um político liberal americano quando o escritor Colin Beaven contou que tinha um plano para se tornar o No Impact Man. Por um ano, Colin e sua família reduziriam seu impacto ecológico ao máximo ou a zero. A reação da maioria das pessoas? “Isso é coisa para se fazer quando se vive no campo, numa fazenda, onde se pode plantar a própria comida. Sustentável, em Nova Iorque? Nem pensar”.
Mas apesar da descrença de muita gente, Colin está levando sua família – ele, a mulher, a filha e o cachorro, formando o conjunto que o escritor costuma chamar de “10 pernas” – a investir na idéia de levar uma vida com menos impacto, mesmo morando no coração de Manhattan. Isso significa: produzir menos lixo, reduzir a conta de gás, consumir menos e com mais consciência, de produtores locais. E também reciclar, voluntariar-se para limpar praias poluídas (por meio da Nature Conservation), plantar árvores.
Os detalhes dessa empreitada, Colin publica no seu blog, cujo título é, claro, uma jogada de marketing. Colin sabe que seu estilo de vida ainda interfere bastante na natureza, mas acredita que isso não é motivo para deixar de fazer alguma coisa – que pode ser, por exemplo, ligar para o “0800” das empresas pedindo que tirem seu nome da lista de mala direta (nada menos que 100 milhões de árvores são gastas por ano na forma de papel que você não pede para receber).
Colin deixa bem claro que existem vantagens materias no seu projeto: a história toda tem a ver com um contrato para um novo livro – e um filme – que serão lançados em 2009. No blog, ele diz sem meias palavras que está feliz com a oportunidade de unir seu “desejo mercenário” de sustentar uma família e seu lado “egomaníaco” de escritor com algumas idéias sobre o planeta que todas as pessoas precisam ouvir – e por fazer toda essa energia fluir para uma boa direção.