Insectopia: casinhas para insetos pela biodiversidade urbana!
Os Jardins Grands Moulins no 13º arrondissement de Paris, bairro residencial afastado do centro, foram escolhidos pelos designers do estúdio francês Vaulout & Dyèvre para instalar o conjunto de casinhas para insetos (foto) em troncos de árvores. O motivo? Promover a biodiversidade urbana.
O projeto, batizado de Insectopia, não foi pensado para um tipo específico de inseto. A ideia é que várias espécies possam conviver ali. E há espaço para uma população densa, já que são muitas casas de madeira de diferentes tamanhos, sobrepostas e para abrigar vários ninhos.
É claro que, além de oferecer aconchego para os bichos, o Insectopia também provoca reação nas pessoas que passam pela região. “Ele vem para trabalhar a imaginação dos transeuntes, para despertar a curiosidade por um universo espetacular e marcante, porém quase invisível, que é a vida dos insetos”, explicam os designers em seu site*.
Esta vida pouco notada nas grandes cidades é de extrema importância para a biodiversidade e o próprio homem. Só para citar Afinal, os insetos são responsáveis, por exemplo, pela polinização das plantas e pelo controle de pragas agrícolas que podem prejudicar o cultivo do alimento humano.
Você conhece alguma outra intervenção criativa como esta, que leve em conta a diversidade biológica nas grandes cidades? Se sim, comente abaixo.
Leia também:
Insetos mortos ganham funeral nos EUA
Fotógrafo cria mundo fantástico com insetos
O universo dos insetos, no computador
Insetos: salvação para o aquecimento global?
Vida de inseto
Foto: Divulgação