Jogos olímpicos (para adolescentes sustentáveis)
Lembra daquele foguete de material reciclado, movido à pressão do ar, que você apresentou pra todo mundo na feira de ciências? Daquele poema em homenagem à natureza que você declamou na formatura da quarta série? E daquele plano infalível pra mudar o mundo, que você bolou com seus amigos quando tinha 10 anos? Esses projetos são mais do que “coisa de criança” – e mostram que a sustentabilidade pode ser traduzida em palavras, imagens e ações.
Até 18 de novembro, alunos do 6º ao 9º ano que também acreditam nessa causa podem participar da 4ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).
A competição vai premiar redações, trabalhos de arte e cultura e projetos de ciências que estejam voltados para a melhoria das condições ambientais e da saúde. Haverá uma cerimônia de premiação nacional, e entre os prêmios está uma viagem de três dias para o Rio de Janeiro, para participar da festa na Fiocruz e conhecer projetos da fundação.
Os professores podem escolher os melhores projetos das escolas públicas e privadas onde trabalham para participar. Se você é aluno, precisa escolher um professor-representante de sua instituição de ensino, e pedir para que ele inscreva seu projeto, gratuitamente, no site da Olimpíada.
Basta pensar em como meio ambiente e saúde poderiam estar bem protegidos no Brasil, escolher seu talento para passar a mensagem – pode ser poesia, dissertação, jornal, colagem, pintura, fotografia ou qualquer técnica ou projeto de observação de fenômenos naturais – e se preparar para o pódium!