PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Jovens brasileiros na conferência de mudanças climáticas, em Varsóvia

Por Marina Maciel
Atualizado em 21 dez 2016, 10h29 - Publicado em 18 nov 2013, 09h00

delega%c3%a7%c3%a3o-brasileira-600

Comprometidos em ajudar a garantir que os interesses dos jovens sejam ouvidos, doze brasileiros participam da 19ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP19 (que começou no dia 11 e vai até 21/11, em Varsóvia, na Polônia) com a missão de atuar como Delegação Jovem do Brasil, iniciativa das ONGs Engajamundo* e Viração Educomunicação*, com diversos parceiros.

O número de representantes é pequeno. Mas a boa notícia é que todos os brasileiros podem participar da COP19, mesmo à distância. Isso porque está rolando, no site da Agência Jovem de Notícias*, uma cobertura colaborativa de tudo o que é discutido na conferência, desde o primeiro dia. No site há posts sobre as sensações e expectativas do encontro mundial, o relato do plantio de quatro mil árvores pelos jovens e comentários sobre o tocante discurso do chefe da delegação filipina que declarou – em prantos! – greve de fome.

As conferências do clima acontecem todos os anos e são organizadas pela ONU. A COP19 reúne representantes de 193 países para debater os rumos do Protocolo de Quioto e alcançar um novo acordo que diminua as emissões de gases de efeito estufa no meio ambiente (Leia o post COP19 do Clima: empenho e resiliência são as palavras de ordem, do Blog do Clima do Planeta Sustentável).

Quer saber o que você tem a ver com isso?

Continua após a publicidade

À primeira vista, a discussão pode parecer chata e restrita a especialistas. Mas os jovens são os principais atingidos pelas decisões dos países nesses encontros! Afinal, são eles quem verão as mudanças serem colocadas em prática e que arcarão com as consequências – para o bem ou para o mal. Apesar de o Brasil estar no ranking vergonhoso dos dez maiores emissores do planeta, a população jovem ainda tem participação pequena e a delegação brasileira é basicamente composta por representantes de governos e empresas, preocupados com os impactos diretos das decisões tomadas na COP, dizem os organizadores das duas ONGs jovens.

Por isso, a delegação de jovens ficará de olho em tudo o que o governo brasileiro decidir na Conferência, garantindo que a juventude seja levada em conta nos compromissos. “Vamos tentar acompanhar o negociador brasileiro de perto”, destaca Rachel Rosenberg, do Engajamundo. E completa: “Não vamos levar nossos pontos de vista pessoais, mas de muitos jovens do Brasil que não estarão com a gente na Polônia”.

Mas o trabalho desses jovens não acaba aí! Depois da conferência, virá o mais importante: cobrar os governantes para que coloquem em prática o que assumiram no exterior. Afinal, é bem mais difícil assinar acordos a esmo sem a intenção de cumprir sabendo que tem gente interessada fiscalizando, não é mesmo? E isso deve ser feito também pela sociedade já que a intenção desse grupo é engajá-la nessa mobilização por meio desse trabalho.

Continua após a publicidade

*Engajamundo
*Viração Educomunicação
*Agência Jovem de Notícias

Leia também:
Jovens brasileiros na conferência de mudanças climáticas, em Varsóvia
Blog do Clima
Uma lacuna de 8 Gigatoneladas
Educação e otimismo: aliados na luta contra as mudanças do clima

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.