Lâmpada WakaWaka levará luz a regiões pobres
Mais uma boa ideia acaba de sair do papel para beneficiar comunidades de regiões pobres de todo o mundo, onde a eletricidade, em pleno 2012, ainda não chegou. Trata-se da lâmpada WakaWaka, nome inspirado na música tema da última Copa do Mundo, This Time for Africa, da Shakira, e que na língua africana suaíli quer dizer “brilhar”.
Compacta e de baixo custo, a WakaWaka tem uma placa fotovoltaica para captar a energia do Sol e diodos emissores de luz, o famoso LED, para iluminar. Como mostra o vídeo abaixo, ela pode ser acoplada a uma garrafa PET e, assim, substituir os lampiões de querosene, comumente usado em regiões de vulnerabilidade social, mas que são tóxicos e podem causar asfixias, além de incêndios e explosões.
Além de mais segura, a WakaWaka é econômica. Ela deverá custar menos de US$ 10, o equivalente aos gastos de dois a três meses com querosene. Segundo a empresa WakaWaka Shine Bright*, que conseguiu realizar seu projeto através da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, um dia inteiro de exposição ao Sol garante 16 horas de luz e outras funções, como fornecer energia para rádios ou carregar baterias de celulares.
Estima-se que em todo o mundo 1,5 bilhões de pessoas não têm acesso a uma fonte estável e segura de luz. É a vez da WakaWaka? Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=gDTz5pJ8ZRo&feature=player_embedded
Imagem: Divulgação
Leia também:
Lâmpada solar muda a vida de haitianos
A lâmpada mágica
Energia solar aumenta qualidade de vida na África
Siga o Planeta Sustentável: