“Mancha de plástico” no Pacífico pode virar ilha sustentável
O homem destrói e, depois, precisa usar e abusar da criatividade para consertar seus estragos. Essa é a principal lição que podemos tirar do projeto Recycled Island, desenvolvido pelo escritório Whim Achitecture, que propõe utilizar todo o lixo plástico que hoje forma uma grande mancha no Oceano Pacífico para construir uma ilha sustentável, do tamanho do Hawaii.
E se você já achou ambicioso erguer uma ilha de cerca de 40 mil km², apenas, com resíduos plásticos, o Recycled Island vai além: o projeto tem a intenção de transformar a área em um verdadeiro lar para os refugiados climáticos, ou seja, para pessoas que forem “expulsas” de suas casas por conta de fenômenos provocados pelas mudanças climáticas.
Para esses, o Recycled Island oferecerá casa com vista para o mar (que também será construída com o plástico reciclado do Pacífico), locais de lazer e comércio e, ainda, trabalho garantido na agricultura da ilha, sobretudo de algas – que serão usadas como alimento, fertilizante e remédio pela população do local, além de ajudarem na absorção de CO2 da região e na produção de energia limpa.
Por enquanto, o projeto “mirabolante” do Whim Achitecture não passa de uma ideia, mas os arquitetos estão em busca de especialistas em oceanografia, química e engenharia para tornar a iniciativa real. Quem sabe um dia… mas, cá entre nós: não teria sido muito mais fácil evitarmos a tal mancha de plástico no Pacífico?
Leia também:
O lixão dos mares
Viagem ao redemoinho de plástico