PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Navios também poluem – e muito!

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 15 fev 2008, 18h42

Se os navios nem sequer eram considerados nas cotas de emissão de carbono, agora eles integram o grupo dos setores mais poluidores ficando atrás apenas dos carros, construção civil, agricultura e indústria.

O jornal inglês “The Guardian” divulgou, na última quarta-feira, uma pesquisa encomendada pela ONU que aponta a marinha mercante como grande vilã quando o assunto é aquecimento global. De acordo com os dados levantados, o setor é responsável por emitir 4,5% de todo o gás carbônico no mundo – o que corresponde a 1,12 bilhão de toneladas. Três vezes mais do que se acreditava até então!

A alteração do valor se deve a métodos mais sofisticados de medição, com a utilização de dados coletados de indústrias navais e de petróleo pela Organização Internacional da Marinha, que monitora a poluição dos navios. Antes, a base de cálculo era apenas a quantidade de combustível consumido pelo setor. O novo parâmetro também leva em conta o tamanho do motor dos navios e o tempo que eles passam no mar.

Além do CO2, a liberação de outros poluentes pelos navios também tem crescido – é o caso do enxofre e da ferrugem. Por conta deles, nos próximos doze anos, é possível que as chuvas ácidas e o risco de câncer de pulmão e de problemas respiratórios cresçam em 30%. O “The Guardian” ainda afirma que um estudo recente concluiu que a marinha mercante causa cerca de 60 mil mortes por ano.

Continua após a publicidade

O presidente do IPCC – órgão da ONU responsável por monitorar as mudanças climáticas –, Rajendra Pachauri, declarou que a participação da marinha na emissão de gás carbônico deve ser incluída a partir do próximo acordo da ONU. A pressão também deve recair sobre os donos de navios. A aviação, que sempre foi cobrada para reduzir seus níveis de poluição, é responsável por 650 toneladas de CO2 e, no mês passado, foi incluída na lista de emissores de gases poluentes.

Peter Smith, diretor do Intertanko, grupo de operadores dos maiores navios-petroleiros do mundo, disse que a indústria naval tem tentado reduzir as emissões. Segundo ele, apesar do crescimento no comércio e na indústria mercante, os navios fabricados recentemente consomem metade do combustível que consumiam há 20 anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.