Nos EUA, casal recebe US$ 2,2 milhões para trocar asfalto por placas solares
O casal norte-americano Julie e Scott Brusaw tem um sonho ambicioso: trocar todo o asfalto do mundo por placas solares, o que reduziria drasticamente as emissões de gases de efeito estufa e geraria energia limpa e renovável. A boa notícia é que o plano visionário está mais perto de se tornar realidade.
Batizado de Solar Roadways*, o projeto dos dois recebeu US$ 2,2 milhões via financiamento coletivo – aliás, mais que o dobro do valor que pediram inicialmente na plataforma de crowdfunding Indiegogo. O dinheiro veio de mais de 48 mil pessoas, de 42 países. Um sucesso! Especialmente, porque o vídeo de divulgação viralizou na web, com mais de 19 milhões de visualizações (assista no final deste post).
Como colocar o projeto em prática? Para responder a essa pergunta, vou contar a história do começo. Quando tiveram a ideia de instalar painéis fotovoltaicos no chão, o casal passou a pesquisar uma forma de fazer as placas aguentarem muito peso. “Queríamos painéis solares em que você pudesse dirigir, estacionar e andar em cima”, conta Scott, que é engenheiro elétrico, no site da iniciativa. A pesquisa durou oito anos, mas foi bem sucedida!
Com financiamentos da Administração Federal de Rodovias dos EUA, o casal desenvolveu painéis que podem aguentar mais de 113 toneladas. Feitos de vidro (10% do material é reciclado!), cada módulo possui pequenos hexágonos que contém células solares.
Agora, o dinheiro arrecadado com o crowdfunding será usado para viabilizar a tecnologia no mundo todo e contratar profissionais. “Esses painéis podem ser instalados em rodovias, estacionamentos, calçadas, ciclovias e playgrounds… Literalmente, em qualquer superfície abaixo do sol”, conta o casal em seu site.
A ideia é que a eletricidade gerada pelas placas abasteça casas e empresas. De acordo com os cálculos do casal, um sistema nacional de painéis pode produzir mais energia limpa do que os Estados Unidos usa como um todo.
Além disso, o Solar Roadways também tenta convencer com outros benefícios, como:
– fazer crescer o mercado de carros elétricos, graças aos novos postos de abastecimento de energia;
– acabar com os postes de energia das ruas, já que os fios de transmissão de eletricidade seriam subterrâneos;
– descongelar neve que fica acumulada nas vias, e
– sinalizar com iluminação LED pessoas e animais atravessando a pista à noite.
Convenceu?
Abaixo, assista ao vídeo do projeto:
Fotos: Divulgação/Solar Roadways
Leia também:
Que tal trocar todo o asfalto do mundo por painéis fotovoltaicos?
Árvore do vento transforma até leves brisas em energia
Mochila reciclada com placa solar leva luz a crianças da África do Sul
Menina de 17 anos inventa dispositivo que gera eletricidade e purifica água com energia do Sol