O homem da bicicleta amarela
Um dos problemas de quem luta pelo uso consciente do carro é o apego que o dono tem pelo seu automóvel. É tamanha a adoração que os usuários até sentem seus corações partidos quando estão longe de seu veículo, mesmo quando ele está parado. Que o diga uma das lendas da capital paulista: “o homem do carro amarelo”.
No cruzamento da avenida Faria Lima com a avenida Rebouças, ele está lá; em frente ao parque do Ibirapuera, ele está também; na avenida Paulista, idem. João Antonio Lara, nas tardes de sexta, sábado e domingo, veste um de seus ternos de cores, digamos, alegres; coloca óculos de sol estilo surfista; penteia seus cabelos loiros e fica parado em um cruzamento movimentado com seu Farus amarelo. Para quê? Para ser visto.
Em uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo – e disponibilizada na íntegra pelo Centro de Estudos em Psicologia -, João Antonio conta que o que mais gosta na capital paulista é o trânsito, pois dessa forma os motoristas podem ficar olhando para ele por mais tempo.
O amor pelo automóvel que “o homem do carro amarelo” demonstra foi o que instigou a agência de publicidade Lew’Lara a fazer a campanha para o Dia Mundial Sem Carro com ele.
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Se até ele consegue largar o carro, por que você não vai conseguir? No Dia Mundial Sem Carro. E em outros também.
Para que você não fique na dúvida, leia algumas reportagens publicadas no site do Planeta Sustentável:
O que é o Dia Mundial Sem Carro?
Por um combustível menos nocivo