O lixo e a inclusão digital
O celular e o computador pessoal são dois dos três itens que apresentaram maior aumento nas intenções de compras dos brasileiros em 2007, segundo um estudo realizado pelo Observador Brasil 2008 e noticiado pela IDG!Now. Cada vez mais pessoas estão preocupadas em saber usar esses utensílios considerados quase indispensáveis na época em que vivemos.
Por causa disso, o Comitê para Democratização da Informática (CDI) organiza pelo Brasil a Semana da Inclusão Digital, que começou no dia 24/03 e vai até o dia 29. O evento já acontece desde 2001 e, neste ano, tem como lema a reflexão sobre o lixo tecnológico.
A pesquisa do Observador – encomendado pela financeira Cetelem em parceria com o Instituto de Pesquisas Ipsos – mostra bem que a preocupação é mais do que válida. Segundo o próprio CDI, o lixo eletrônico está entre os principais detritos em crescimento, atingindo a marca de 40 milhões de toneladas anuais.
No Brasil, cerca de 1 milhão de computadores são jogados fora todos os anos, sendo que 10 milhões de novos chegam às prateleiras das lojas no mesmo período. Se todos eles fossem comprados, ficaria uma diferença de 9 milhões de unidades, que, teoricamente, estariam sendo usadas. Só que muitos desses computadores são guardados e estocados, como velharias mesmo, sem nunca terem um fim apropriado.
O problema: o lixo tecnológico tem quantias significativas de prata, ouro e outros metais preciosos. Ou seja, se eles tivessem uma destinação correta, economizaria-se na extração do metal da terra.
As atividades para a Semana da Inclusão Digital podem ser acessadas nos sites dos CDIs das cidades. Para se ter uma idéia, em São Paulo, acontece um festival multimídia de ações comunitárias chamado “Correria Digital: a Periferia se Transforma!”.
Um dos vídeos que será exibido é esse abaixo. A equipe do VideoAção organizou uma caminhada para averiguar o preconceito e a discriminação que moradores de rua sofrem ao procurar um emprego. A tecnologia envolvida no processo de transformação – e informação – de comunidades.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BX4Ce9zH-eE&hl=en%5D