Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O preto é o novo branco

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 10h06 - Publicado em 31 jul 2007, 23h43

Pode parecer papo de “ecochato”, mas os números são impressionantes. Você sabia que só a página do Google é responsável por 750 MWh de desperdício de energia por ano? Sabe por quê? Por causa do fundo branco que suas páginas têm.

Ãm?!

É assim: em um monitor de tubo – o mais comum aqui na América do Sul, usado por cerca de 75% dos micreiros -, a luz branca gasta mais energia do que a preta. De acordo com dados da EnergyStar, enquanto a primeira gasta 74 watts, a segunda utiliza 59W – diferença de 15W. Baseado nisso, Mark Ontkush fez as contas de quanto os 200 milhões de visitantes diários da página de busca gastavam à toa. Se cada usuário ficar na página por uns 10 segundos, o Google é acessado durante 550 mil horas todos os dias. E se todos esses usuários passassem a página para o preto, 8.3 MWh deixariam de ser gastos no mundo, ou 750MWh por ano!

Mas, para essas contas, Mark supôs que 25% dos usuários usam monitor de tubo. E para os monitores de LCD, que estão tão na moda recentemente? Na verdade, para esses usuários, mudar do branco para o preto gasta mais energia do que se deixassem como é atualmente. Pablo Paster, outro blogueiro, usando um adaptador chamado Kill-a-Watt, que mede o gasto de energia do monitor, percebeu que quando ele acessava a página de busca normalmente, o medidor apontava 16 watts. Porém, quando ele mudava para o preto, aumentava em 1 watt o consumo.

Continua após a publicidade

Se você usa o monitor de tubo e queiser trocar as cores de seu computador, clique com o botão direito na tela de sua área de trabalho, escolha Propriedades e clique na pasta Aparência. Lá, vá às opções avançadas. Você poderá escolher as cores de todas as janelas e telas do seu Windows.

Diversos sites, pensando na economia de energia, criaram uma versão do Google com tela preta, como o Backle ou o Earthle. Acesse-os!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.