O que fazer com os sutiãs usados?
Por mais que nos esforcemos para colocar o “R” da reutilização em prática, existem alguns itens que não cooperam com a nossa boa vontade. Sutiãs são um bom exemplo. O que fazer quando eles perdem a utilidade?
No Japão, a Wacoal – maior produtora de lingeries do país – está lançando uma nova tendência: reciclar as peças usadas.
Desde fevereiro, a empresa está distribuindo sacolas reutilizáveis para suas clientes, a fim de que elas encham as bolsas com sutiãs antigos e as tragam de volta às lojas da Wacoal. De lá, o material é encaminhado para cooperativas que transformam os sutiãs em combustível sólido para o país.
A iniciativa teve repercussão e, inclusive, foi copiada pela Triumph, uma fabricante de lingeries que é concorrente da Wacoal. Na prática, a ideia só está enfrentando dificuldades para decolar porque as mulheres japonesas são muito conservadoras e não querem expor sua intimidade, doando sutiãs usados.
Mas, até que ponto, a ação da Wacoal é mesmo sustentável? O que é menos impactante para o meio ambiente: acumular montanhas de sutiãs nos lixões ou queimá-los como combustível sólido?
De qualquer jeito, existem algumas iniciativas ao redor do mundo – e em especial na Inglaterra – que incentivam a doação de sutiãs usados para instituições de caridade envolvidas com moradores de rua e comunidades em situação de extrema pobreza no continente africano. Talvez a melhor iniciativa seja, mesmo, a mais óbvia…
Via Japan Today
Foto de Xico Buny