Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ouro no lixo

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 18 fev 2008, 21h33

Você sabia que seu celular contém ouro na composição? Uma tonelada de circuitos de celulares contém mais ou menos 300 gramas de ouro, enquanto o mesmo peso de minério possui apenas 5 gramas ! Quer mais? Se todos os celulares descartados no mundo, durante um ano – cerca de 100 milhões de aparelhos –, fossem reciclados, isso geraria 63 milhões de dólares.

A pesquisa realizada pela ReCellular e publicada pelo G1 no mês passado é uma boa – e lucrativa – notícia para as empresas do ramo, que atualmente não chegam a reciclar 6% dos aparelhos que são jogados fora. Se os olhos delas brilharem com o resultado da pesquisa, além de diminuir o lixo produzido, isso pode gerar uma grande economia de energia.

Para produzir os 6 milhões de telefones que a ReCellular recolheu em 2007, foi gasta energia suficiente para iluminar 11,4 mil lares por um ano. Isso sem falar na emissão de 10 mil toneladas de gases do efeito estufa para a atmosfera. A empresa também equipara a quantidade de energia utilizada à queima de 17,1 milhões de litros de gasolina, o que daria para um carro comum ir da Terra até o Sol!

O executivo-chefe da ReCellular, Chuck Newman, afirmou que o ideal é que, com o tempo, todos possam pensar em reciclagem de celular como pensam em reciclagem de papel, vidro e plástico.

E parece que isso não vai levar muito tempo. Está para ser votado em Assembléia, ainda este mês, em São Paulo , um projeto de lei que obrigaria os fabricantes, distribuidores e importadores de produtos eletrônicos a oferecer postos de coleta para o material descartado pelos usuários – e tudo por conta deles. Por enquanto, só os fabricantes de baterias precisam fazer isso.

Mas, melhor do que reciclar lixo eletrônico é não produzi-lo! Leia no blog Carbono Zero bons motivos para você não trocar o seu celular.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.