Por causa do aquecimento global, população das Ilhas Maldivas poderá se mudar para a Austrália
Hãn? Isso mesmo, em breve a população das Maldivas estará de mudança. Os 350 mil habitantes terão de fazer as suas malas para passar a viver na Austrália, antes que sejam engolidos pelos mares do Oceano Índico. Pelo menos é o plano do presidente Mohamed Nasheed para a sobrevivência do seu povo.
Nasheed anunciou recentemente que pretende criar um fundo que arrecadará dinheiro para comprar terras e bancar a mudança, quando o aumento do nível do mar – que ocorre por conta da crescente temperatura do planeta – for tamanho que inundará todo o país. Os recursos virão da receita turística das mais de mil ilhas paradisíacas que formam o arquipélago.
Segundo as melhores estimativas da ONU*, o nível do mar aumentará entre 28 e 28 cm até o final do século XXI. “Está se tornando cada vez mais difícil sustentar as ilhas em seu estado natural”, declarou ao jornal Sydney Morning Herald. Achou loucura? Pois não se trata de ficção científica, pelos cálculos do presidente a mudança será necessária daqui a, apenas, 20 anos. Outros países próximos com cultura semelhante, como a Índia e o Sri Lanka, também são considerados, apesar de Nasheed ainda não ter conversado oficialmente com nenhum deles.
Será a melhor solução para as Ilhas Maldivas?
*Gateway to the UN systems work on Climate Change
Imagem: Marco de Bari
Leia também:
Mundo tem de se preparar para refugiados do clima
Presidente das Maldivas critica negociações do clima
As Maldivas estão afundando
Refugiados do clima já são 42 milhões
As Ilhas Maldivas e o aquecimento global
50 milhões de refugiados ambientais em 2020
Siga o Planeta Sustentável: