Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Projeto Cubatão 2020

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 20 set 2007, 19h48

Hoje, vários pontos da Região Metropolitana de São Paulo indicavam qualidade inadequada do ar, segundo a Cetesb. Tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta são sintomas “normais” em dias como esse. A qualidade do ar, medida hoje em Cubatão industrial,  foi considerada regular. A cidade, que já foi apontada  a mais poluída do mundo, deu a volta por cima depois do Programa de Controle da Poluição Ambiental, iniciado em 1983.

zero3A fonte de poluição de Cubatão – principalmente originada em seu pólo siderúrgico e petroquímico – é diferente da de São Paulo. Por aqui, carros, caminhões, ônibus e motos são os principais vilões, representando 92% da poluição atmosférica da região. E a emissão de poluentes não pára de crescer: 5%, em média, por ano. Todos os dias, são 870 veículos a mais circulando pela cidade, ou 317 550 por ano. Problema para a saúde pública, para o trânsito, para a chuva ácida, para os pulmões, narizes e gargantas. Insustentável.zero4

Se continuarmos emitindo toneladas e toneladas de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e muitas outras partículas de nomes ameaçadores, podemos ter um futuro nada animador. Segundo o Instituto de Climatologia da USP, em 2020 respiraremos o mesmo ar poluído que respirava Cubatão – quando ela era a capital da poluição, ou o Vale da Morte. Animador, não?  Desse jeito, quem sabe, em 2040, consigamos alcançar o ranking das 10 cidades mais poluídas do mundo do Blacksmith Institute?

70D4545R35P057454RR0B44BR1LP0N70C0MP0N70BR

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.