Redes sociais se mobilizam pelo Chile
A internet e as redes sociais têm sido ferramentas importantes para ajudar pessoas e países que passam por situações complicadas como censuras políticas ou catástrofes naturais. Com os chilenos atingidos pelo terremoto do último dia 27 – um dos piores da história da Humanidade – não foi diferente.
Entre as iniciativas na web, o Terremoto Chile – criado por dois mexicanos três horas depois do ocorrido – agrega informações importantes, como os contatos das instituições a que recorrer. Pelo Google Maps, indica pontos de doação de sangue e mostra as atuais condições dos locais atingidos pela tragédia, dizendo inclusive se há estabelecimentos comerciais em funcionamento. Ali também é possível rastrear pessoas desaparecidas e acompanhar todos os tweets que saem sobre o assunto. O site, que recebe cerca de 80 mil visitas por dia, também redireciona aqueles que querem ajudar para o Ayudando.com.
No Facebook e no Twitter, o movimento Carpa de Ayuda (do espanhol, Barraca de Ajuda), idealizado por dois chilenos, mobilizou mais de 350 voluntários desde domingo a levarem alimentos, água e artigos de higiene até a praça do Metrô Salvador, em Santiago. Foram arrecadadas cerca de 7 toneladas até ontem, quando o movimento se encerrou, para não concorrer com o evento Chile ayuda a Chile, que acontece nesta sexta-feira à noite e conta com a presença de celebridades para arrecadar 15 bilhões de pesos (o mesmo que 52.219.500 reais).
Os designers também resolveram colaborar com as vítimas do terremoto. A campanha Design for Chile está incentivado designers de todo o mundo a enviar peças gráficas com elementos de esperança, que serão vendidas pelo site. O dinheiro será doado para a Cruz Vermelha chilena.
E você, já utilizou as redes sociais para alguma mobilização? Contaí!
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