Regando as plantinhas
O nosso querido vizinho, Hiro Kozaka, do blog Videorama, além de ter citado esse nosso espaço, ainda nos deu uma boa idéia para post. Valeu, Hiro!
Se a água está cada vez mais escassa, mesmo com o nível dos mares subindo, é provável que tenhamos que reutilizar todas as fontes possíveis. Até o nosso xixi. Calma, não é para beber a própria urina. Até porque ela só representa 1% do total de desperdício de água do mundo. Mas ela é responsável pela perda de 50% a 80% dos nutrientes. Sim, nosso xixi é rico em nutrientes.
O que fazer com eles, então? Usar como fertilizantes. Aquela velha história que a sua avó contava de que regar a plantinha fazia bem para elas é verdade! Agora, cientistas criaram um meio de fazer a hidrólise da urina, adicionando uma enzima para quebrar os componentes. Dessa maneira, o xixi deixa de ser tão concentrado. Adiciona-se, então, cloreto de magnésio para separar os componentes. Daí, usa-se um filtro para retirar o líquido e separar o fertilizante. Pronto. É só adicionar água e sementes e, tcharãn!, plantas hidropônicas irão crescer.
Para você conseguir todas as substâncias necessárias, esses cientistas desenvolveram o DIY Kit. Por enquanto, ele está disponível durante o Eyebeam, em Nova Iorque. Mas pode ser que, em breve, esteja na prateleira do supermercado.
Depois dessas dicas, ir ao banheiro nunca será igual como antes…