PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Resfriando os ânimos

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 11 abr 2008, 19h43


Depois do Bolsa Família, eis que surge mais uma vertente: o Bolsa Geladeira. Idealizado pelo presidente Lula, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou ontem que o Governo Federal quer substituir cerca de 10 milhões de geladeiras velhas da população de baixa renda por novas. Como? A compra seria financiada pela Caixa Econômica Federal e subsidiada, por meio da isenção de impostos federais. Os consumidores pagariam em várias prestações – “módicas”, nas palavras de Lobão.

Agora, por que trocar as geladeiras? Segundo o próprio ministro, uma geladeira antiga é responsável por 27% do consumo da energia dentro de casa. Substituindo-a por uma nova, o governo ajudaria na economia doméstica e diminuiria os gastos do país com geração de energia.

A assessoria do Ministério das Minas e Energia informou que Lobão se precipitou ao anunciar a medida. Por enquanto, o que existe é um grupo de trabalho estudando as questões técnicas que fundamentariam o programa. Em setembro, o relatório do estudo deverá ser divulgado e, só então, se saberá ao certo como tudo funcionará.

É claro que, em tempos de aquecimento global e escassez de água, economizar energia é muito importante, mas há que se pensar se a solução encontrada pelo governo será eficaz.

A quantia investida para o Bolsa Geladeira não seria melhor empregada em programas de conscientização sobre consumo consciente para a população inteira? O que será feita com a geladeira velha, depois que vendida para as siderúrgicas, como informou o próprio ministro? Isso não aumentará ainda mais o lixo? Não estimulará o consumo irresponsável, já que deixará o produto mais barato para outras pessoas que não tenham uma geladeira tão velha? Não seria melhor empregar o dinheiro em produção de energia renovável, como a eólica ou a solar?

Até setembro, as dúvidas continuarão no ar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.