Salmão, bacalhau e outras escolhas para o Dia dos Namorados
Hoje é dia 9 de junho. O que isso significa? Que estamos a 72 horas do Dia dos Namorados! Às vésperas da data – quando se trata de comprar presente e pensar numa programação especial, três dias são véspera, sim – é bastante oportuno falar de consumo consciente.
Uma pesquisa divulgada hoje pela Fecomércio aponta que os moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro pretendem gastar, em média, R$156 por pessoa com a data. Entre as pessoas que namoram ou são casadas, a maioria (33,3%) vai presentear o companheiro com roupas. Dos entrevistados, 41,8% também pretendem fazer outros tipos de comemoração: encabeçam o ranking as opções de “almoço ou jantar”, “passear ou viajar” e, como não poderia faltar, “ir ao motel”.
Bom, se cada pessoa vai gastar mais ou menos da tal média de R$156 é um caso à parte. O interessante é ver a ocasião como a oportunidade de, mais que presentear, também fazer pensar. Para quem pretende uma refeição romântica, a blogueira Lucia Malla publicou ontem, em razão do Dia Mundial dos Oceanos, um “Guia para consumo ecológico de peixes e frutos do mar“.
Na sua lista está condenado o consumo de salmão e bacalhau. Eles podem até virar pratos chiques, mas, por serem peixes importados, implicam em toda uma rede de logística e transporte que é pouco amiga do meio ambiente. São, ainda, peixes ameaçados de extinção. Do time das opções refinadas, a lagosta seria uma boa escolha, pois o mês de junho não é o seu período de reprodução.
Quanto aos presentes, além de escolher um objeto, vale a pena procurar informações sobre a política de responsabilidade social da empresa produtora. Por exemplo, já que as roupas são as campeãs nos presentes, não custa procurar informações sobre o local e as condições de produção.
O mesmo vale para os perfumes e cosméticos, que vêm logo abaixo no ranking dos presentes da pesquisa da Fecomércio. Que tal procurar informações sobre as indústrias? No Brasil, há empresas comprometidas com a preservação ambiental, que retiram extratos de plantas naturais incentivando o uso sustentável da biodiversidade das nossas florestas.
Para quem quiser realmente fazer da data um motivo de reflexão, vale visitar a Estante do Planeta Sustentável, que traz mais de 80 opções de títulos que ajudam a entender as relações entre a sociedade, o meio ambiente e o nosso futuro.
Até onde vai a imaginação para o Dia dos Namorados? Na data, um romantismo engajado cai bem.