Semana Sem Telas: campanha desafia a ficar sete dias sem TVs, tablets, celulares… Você consegue?
Ok, o mundo evoluiu e agora temos acesso 24 horas à informação – seja pela televisão, computador, celular, tablet… A universalização de conteúdo é, sim, muito positiva, mas será que não estamos exagerando e virando reféns de todas essas tecnologias? Essa é a provocação que o Instituto Alana faz aos brasileiros por meio da iniciativa Semana Sem Telas*.
Criada nos EUA, a campanha atravessa as Américas e chega ao Brasil para desafiar a população a passar sete dias, de 29/04 a 05/05, aproveitando seus momentos de lazer longe de TVs, computadores, smartphones, videogames ou qualquer outro eletrônico com tela. (Sim, a ideia é começar hoje! Ainda não está preparado psicologicamente?)
A iniciativa pretende fazer as pessoas refletirem a respeito do estilo de vida que estão levando. Pesquisa realizada pelo Ibope apontou que as crianças brasileiras estão entre as que mais assistem à TV no mundo, com média de mais de cinco horas por dia. Além disso, elas estão entre as que mais ficam conectadas à internet, passando cerca de 17 horas por mês online. Com quem será que elas estão aprendendo?
Para aqueles que já estão em estágio de vício tão avançado que nem fazem ideia de como passar o tempo “sem telas”, o Instituto Alana fez uma lista com 101 sugestões para adultos e crianças. Que tal ler um livro? Correr no parque? Assistir a um pôr-do-sol? Ir ao museu ou teatro? Ou, ainda, fazer aquela limpeza no armário que você está adiando há tempos? Não adianta nem dar a desculpa de que precisa dos eletrônicos para trabalhar, porque a campanha deixa claro: é para abrir mão das telas nos momentos de lazer.
E aí, você se arrisca?
*Semana Sem Telas
Foto: Johan.V./Creative Commons