Ser mãe é padecer no paraíso
Uma reunião na cozinha, com todas as suas amigas-mães, para trocar receitas e conselhos sobre os filhos. Receitas e conselhos? Não, nos tempos de hoje, a moda agora é discutir como tornar a sua vida mais sustentável – e a dos seus filhos também. Foi para isso que surgiu o site EcoMom Alliance, uma forma de juntar e mobilizar as mães preocupadas com o meio ambiente e em tornar o cotidiano mais sustentável.
Para se juntar a essa aliança, é só entrar no site e seguir os 10 primeiros passos. Eles servem para orientar e iniciar as mães-de-primeira-viagem-no-mundo-sustentável a começarem a pensar em como inserir a preocupação com o meio ambiente em seu cotidiano. Entre os primeiros itens a serem seguidos estão trocar as lâmpadas por mais eficientes – como os LEDs, na sigla em inglês -, comprar alimentos de produtores locais, desligar e tirar da tomada equipamentos eletrônicos e replanejar a lavagem das suas roupas.
O mais interessante do projeto é que ele não pensa apenas no meio ambiente, mas na sustentabilidade da vida da mãe. Afinal, o senso comum ensina que a mãe sempre se coloca em último na lista de prioridades. A idéia é evitar isso, e empregar a sustentabilidade de forma que não entre na sua “to do list”, ou lista de obrigações. É o que eles chamam de EcoMom Edutainment (Education + Entertainment), algo como Edutenimento (Educação + Entretenimento).
Na página da EcoMom Alliance, também há dicas de como tornar a vida da mãe mais aprazível, como dicas para aulas de ioga ou outras atividades focadas no bem-estar. E é por isso que o slogan da aliança é “Sustain your home, sustain your planet, sustain your self” (Sustente seu lar, sustente seu planeta, sustente a si mesma, em tradução bem livre).
Para quem ainda não percebeu a importância das mães se tornarem conscientes com o meio ambiente, só nos Estados Unidos há 82 milhões de mulheres com filhos, que controlam cerca de 85% dos gastos de uma casa. De acordo com a Associação de Marketing para as Mulheres do país norte-americano, essa porcentagem equivale a cerca de US$ 2.1 trilhões! Como diz no próprio site da aliança, “nós podemos mudar o mundo!”. Alguém duvida?
As dicas e as informações são mandadas por e-mail, com algumas idéias de como deixar sua vida mais verde e, ainda, datas e locais de encontros. O site, embora esteja em inglês, também organiza encontros aqui no Brasil. É só se cadastrar e achar alguém da sua cidade!