Tuvalu ganha Raio do Dia
Acompanhe a cobertura da COP15, no site do Planeta Sustentável
Thays Prado, de Copenhague
Há dez anos, é praxe nas conferências de clima: todo dia, às seis da tarde, integrantes da CAN – Climate Action Network, uma rede internacional de ONGs sobre mudanças climáticas – fazem uma cerimônia “a la prêmio Nobel” para a entrega do Fóssil do Dia, atribuído ao país que mais está atrapalhando as negociações para chegarmos a um acordo climático global. O momento do anúncio dos “ganhadores” (são três colocações) é acompanhado por muita gente e a notícia depois corre solta pelos corredores da COP por meio de um jornalzinho chamado ECO – que todo mundo lê por aqui!
Hoje, o terceiro lugar ficou com a Rússia e o segundo com o Canadá, mas a grande surpresa foi não haver um primeiro lugar. Ao contrário, pela primeira vez na história do prêmio, o primeiro lugar serviu para homenagear um país que tem colaborado muito para que as negociações se transformem em um acordo sério: Tuvalu, uma pequena ilha do Pacífico, ganhou o Raio do Dia.
Como um dos lugares que mais será afetado com o aumento do nível do mar, Tuvalu colocou na mesa a proposta para que se discuta em Copenhague um acordo que tenha força de lei – o que garantiria, pelo menos em termos, o seu cumprimento pelos países.
Veja a entrega do prêmio.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=bx4LWwTGmIE&hl=pt&fs=1%5D