Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Tweet Censurado: pela liberdade de expressão na internet

Por Marina Maciel
Atualizado em 21 dez 2016, 10h34 - Publicado em 21 fev 2013, 11h30

Já pensou se você fosse proibido de falar o que pensa? Pois, em alguns países, diversas publicações na internet são totalmente censuradas. Isso acontece mesmo depois de, no ano passado, a ONU declarar que o acesso à internet é um direito humano e que desconectar a população – ou censurar mensagens – da web viola essa política.

Para chamar a atenção para o problema de forma bem-humorada, a ONG Anistia Internacional criou o site Tweet Censurado*. Nele, é possível criar tweets com tarjas pretas – como se os tweets fossem banidos da timeline –, que demonstram o que acontece em países como Arábia Saudita, Mianmar, China, Coreia do Norte, Cuba, Egito, Irã, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turcomenistão e Vietnã. Criativo, não?

E o melhor de tudo é que é muito simples participar: basta ter uma conta no Twitter, acessar o site da ação – feita em parceria com a agência DM9Rio – e dar um clique no botão “Participe com seu tweet”. Rápido e fácil!

Continua após a publicidade

Ao final de cada tweet, um link revela aos curiosos que se trata de uma campanha – que tem como conceito “Em muitos países, é isso o que acontece com quem tenta se expressar” – e os convida a protestar também contra a censura e a incentivar a internet livre.

Nesta era de ativismo online, o sentimento de coletividade é ainda maior: diz-se que, se o direito de uma única pessoa está comprometido, o de todos também está.

A página está disponível em cinco idiomas e reconhece automaticamente de qual país ela está sendo visualizada. Não é à toa: há mais de 50 anos, a ONG Anistia Internacional – que volta a ter escritório no Brasil após dez anos – luta para garantir a liberdade de expressão e os direitos humanos em aproximadamente 150 países, com mais de 3 milhões de apoiadores, membros e ativistas.

Continua após a publicidade

A luta da campanha é necessária: no ano passado, o relatório Freedom on the Net 2012, da ONG Freedom House, apontou que as restrições governamentais sobre a internet cresceram em todo o mundo entre 2011 e 2012. Você pode lê-lo na íntegra neste link.

Vai aderir? Quanto mais gente participar, mais visibilidade para a causa!

*Anistia Internacional
*Tweet Censurado
*Freedom House

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.