Um ano só com comida selvagem
O que se faria se todos os alimentos produzidos por empresas não existissem mais? Se os supermercados não vendessem mais nada? A solução, então, seria voltar a caçar, o que para muitos urbanóides é a preconização de um futuro em que se morrerá de fome. O chef Fergus Drennan, porém, mostra que isso é possível.
Drennan ficará até abril do ano que vem comendo apenas alimentos selvagens que ele encontra em parques e florestas na Inglaterra. O chef é conhecido por lá por só consumir carne de animais que ele encontra mortos nas beiras das estradas.
Para quem pensa que a grande dificuldade é apenas encontrar os alimentos, pense de novo. Drennan não tem só que encontrar, mas calcular o tempo que usará para encontrar, colher, voltar para casa e preparar. Afinal, ele tem que se alimentar três vezes por dia e manter-se saudável para que consiga fazer a próxima caça. Além disso, ele precisa comparar os ganhos calóricos com o consumo de energia para saber se, realmente, vale a pena colher, por exemplo, uma cesta de maçãs.
Em seu blog em que descreve a experiência, Drennan explica: “Eu talvez seja mais sensível a certas pressões culturais e ambientais do que alguns e me sinto obrigado a responder criativamente. Claro, muitos leitores ecologistas fazem isso de qualquer jeito, usando suas habilidades únicas. Minha habilidade é cozinhar (alguns discordariam), apreciar a natureza, curiosidade insaciável e olhar além de algumas limitações dos tabus culturais”.
Vai encarar? Se interessar, em seu site, Drennan explica diversas receitas com alimentos selvagens, como ensinar a tirar a pele de um animal encontrado morto na estrada.