Você precisa de sensores para cuidar das suas plantas?
O cultivo de plantas no jardim de casa nunca esteve tão fácil. No que depender de dois sensores high techs, basta um acesso à internet e alguns aplicativos.
Um deles, o Koubachi* (foto), analisa a umidade do solo, temperatura e intensidade da luz do ambiente em que a planta está e cruza essas informações com as necessidades daquela espécie – que você precisa informar. Caso ela precise de mais água ou de uma mudança de lugar, o sensor envia notificações para um smartphone – por enquanto, o aplicativo Koubachi está disponível apenas na Apple Store, para iPhones.
Outro sensor é o EasyBloom*. Ele dá “conselhos” sobre os tipos de plantas que crescem bem no lugar que você deseja plantar – pode ser dentro ou fora de casa. Colocado no terreno, ele medirá a incidência de luz, temperatura e drenagem de água. Depois, conectado ao site do EasyBloom pela entrada USB de um computador, o equipamento ajusta os dados coletados com o clima do seu local, recomenda alguns tipos de plantas – são mais de seis mil espécies no seu banco de dados – e dá dicas de como cultivá-las.
Apesar de facilitar o cuidado com as plantas, a grande questão é se realmente precisamos dessa tecnologia ou se seria um desperdício de recursos. Afinal, há séculos sabemos como cuidar do jardim ou dos vasos dentro de casa, não é mesmo? Você acha que precisa de eletrônicos que substituam seus cuidados com as plantas? Comente!
Siga o Planeta Sustentável: