Vou de táxi a energia solar!
A COP 14, como você já sabe, está discutindo sobre como os países lidarão com as mudanças climáticas. Há atividades até que pedem a colaboração das pessoas para ajudarem a grande mídia sobre o que realmente importa quando o tema é este.
E é para mostrar para as pessoas o que realmente importa que o Solartaxi deu a volta ao mundo, apenas para provar que a alternativa solar é viável no lugar do petróleo.
O professor Louis Palmer saiu da Suíça e rodou 52 mil quilômetros, passando por 38 países, com um carro movido unicamente a energia solar. O veículo com apenas dois lugares carregou um reboque com placas fotovoltaicas durante os 17 meses de trajeto.
O carro faz até 90km/h e tem autonomia de 300km com as baterias totalmente carregadas. A classificação para táxi aconteceu por causa das cerca de mil caronas que Palmer deu durante todo o trajeto, incluindo pessoas famosas como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Para fechar o trajeto da volta ao mundo, Palmer foi até Poznan, na Polônia, onde está acontecendo a COP 14. Foi o meio de mostrar que existe outra alternativa ao tão famigerado petróleo. Quem estava ao seu lado, no táxi, na chegada, era Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção.