Walk, baby, walk
Quantas pessoas você conhece – se incluindo na pergunta – que pegam o carro para não ter que andar poucos quarteirões ou ir à padaria que fica – mesmo! – na esquina? Por causa dos milhares de preguiçosos, acomodados ou pouco responsáveis ecologicamente, os níveis de poluição nos centros urbanos só piora. Isso sem falar na contribuição para o aquecimento global e na caótica situação do trânsito na maioria das grandes cidades.
Para resolver o problema, nada é tão eficiente – e barato – quanto andar a pé. Foi pensando nisso que o site Walkit, cujo slogan é: “um passo na direção certa”, cria rotas para pedestres ingleses das cidades de Londres, Birmingham, Edinburgo e Newcastle/Gateshead.
É possível escolher entre o caminho mais curto, o menos movimentado e até uma rota que passe por um ponto específico determinado pelo usuário. A novidade deste mês é que os usuários londrinos agora também podem optar pelo trajeto que tenha o ar menos poluído! Segundo o site, na maioria dos casos, isso não significa necessariamente caminhos muito mais longos.
O mapinha vem com descrições bem detalhadas do percurso, indica distâncias, tempo de caminhada e – pasme! – o número de calorias queimadas durante a caminhada e a quantidade de CO2 que o pedestre deixou de emitir.
Desde 2006, quando foi lançado, o Walkit já recebeu mais de 440 mil visitas e gerou cerca de 670 mil rotas. O site deve ampliar o serviço para a maioria das cidades inglesas até o final do ano.
Em Sydney, existe uma iniciativa parecida. O Urban Walk About sugere percursos a pé – em um guia publicado duas vezes por ano – para quem quer fazer compras, ou ir a bares, restaurantes, cafés ou galerias. Alguns estabelecimentos chegam a dar desconto aos clientes que usam a indicação do site.