PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

8 personalidades legais que estarão no Fórum Global de Sustentabilidade do SWU

Por Ana Carolina Prado
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 11 nov 2011, 18h28

A segunda edição do Fórum, parte da programação do SWU Music and Arts Festival que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro na cidade de Paulínia (interior de SP), trará 27 palestrantes para discutir ideias, experiências e propostas para promover práticas mais sustentáveis no planeta. O fórum tem o apoio oficial do Pacto Global da ONU (maior iniciativa de sustentabilidade do mundo corporativo) e acontece no teatro municipal de Paulínia.  São dois painéis de debates por dia, um de manhã (das 10h às 13hs) e outro à tarde (das 14h às 17h). As inscrições estão encerradas e, para entrar, é preciso ter ingresso para o festival. Mas vai dar para acompanhar tudo (e pegar a programação completa) pelo site do SWU e pelo Facebook. Também vai ser possível mandar perguntas através das redes sociais.

Aqui, selecionamos 8 palestrantes com histórias legais para você ficar de olho.

Neil Young
Dia 12 / manhã
Painel 1: Desafios, impactos e interesses de um planejamento energético

Neil Young foi uma das principais vozes pacifistas dos Estados Unidos na década de 60 e, hoje, continua engajado em causas sociais. No SWU, vai participar de debates sobre o uso de novas energias, tema que tem absorvido boa parte do seu tempo. O seu Lincoln Continental 1959, convertido por ele mesmo em um carro que utiliza apenas energia alternativa (biocombustível e bateria elétrica) e batizado de “LincVolt”, se tornou um símbolo de seu ativismo.

Continua após a publicidade

Rigoberta Menchú
Dia 12 / tarde
Painel 2: Inclusão e bem estar social para além de fronteiras culturais e econômicas

A líder indígena guatemalteca ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1992 por sua campanha em defesa dos direitos humanos, principalmente dos povos indígenas, sempre denunciando a discriminação, racismo e exploração por eles sofridos. As principais bandeiras defendidas por Rigoberta são a paz, a desmilitarização e a justiça social em seu país, assim como o respeito pela natureza e a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Manoel Cunha
Dia 13 / tarde
Painel 4: Desenvolvendo novas responsabilidades: iniciativas transformadoras

Ele nasceu no Amazonas e até os 24 anos viveu em um regime de semi-escravidão, trabalhando como seringueiro na floresta amazônica. Foi um dos ativistas pelas mudanças nas condições do trabalho na região e atualmente é presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros. Cunha nunca foi à escola e aprendeu a ler sozinho. Em 1997, ele e um grupo de seringueiros criaram a primeira reserva extrativista do Estado do Amazonas, no Médio Juruá. Toda a produção da reserva é vendida por meio da associação de seringueiros ou da cooperativa. Hoje, a comunidade já fornece de15 a20 toneladas de óleo diretamente para as grandes empresas do país.

Continua após a publicidade

Daryl Hannah
Dia 13 / tarde
Painel 4: Desenvolvendo novas responsabilidades: iniciativas transformadoras

Você a conhece pelos filmes de que ela participou, como Kill Bill, Blade Runner e Splash – Uma Sereia em Minha Vida. Mas Daryl também é uma militante ativa das causas ambientais e defensora do uso do biodiesel como combustível sustentável. Ela é cofundadora da SBA – Sustainable Biodiesel Alliance, instituição que certifica de maneira informal toda a cadeia produtiva do biodiesel, e fundadora do site dhlovelife.com, que mostra soluções eficientes e ecologicamente corretas de produtos desenvolvidos por pessoas de diversos lugares do mundo.

Céline Cousteau
Dia 14 / manhã
Painel 5: Água – Segurança hídrica: conflitos, gestão e compromissos

A ambientalista francesa Céline Cousteau é neta do famoso historiador marítimo Jacques Cousteau e segue, desde pequena, o legado de preservação do meio ambiente deixado pelo avô. Ela já esteve no Brasil, trabalhando na filmagem de um documentário no Vale do Javari (fronteira do Brasil com o Peru na região amazônica) para registrar a relação que as tribos indígenas do local mantêm com a natureza selvagem e facilitar o acesso médico à região. Céline criou a ONG CauseCentric para despertar a atenção e a curiosidade das pessoas disseminando vídeos curtos na internet que mostrem os desafios ambientais que o mundo precisa enfrentar. Ela acredita que o Fórum Global de Sustentabilidade SWU “não é apenas uma conferência, mas também um evento participativo onde as pessoas podem celebrar e sentir que este também é o mundo delas e que, juntos, podemos fazer a diferença”.

Continua após a publicidade

David de Rothschild
Dia 14 / manhã
Painel 5: Água – Segurança hídrica: conflitos, gestão e compromissos

O inglês é herdeiro da família de banqueiros Rothschild, dona de uma das maiores fortunas mundiais. David foi reconhecido pela revista National Geographic como um dos maiores exploradores emergentes do planeta e foi nomeado Jovem Líder Global no Fórum Econômico Mundial. Ele é fundador da Adventure Ecology, um grupo que organiza expedições para promover a conscientização sobre os impactos da mudança climática do mundo e desenvolveu, com mais cinco amigos, um barco totalmente feito com garrafas de plástico recicláveis – o Plastiki. A ideia era chamar a atenção das pessoas para a Grande Mancha de Lixo do Pacífico (também conhecida como “grande sopa de plástico”), a maior concentração de lixo do mundo, com centenas de quilômetros de diâmetro e milhões de toneladas de lixo boiando entre a costa oeste dos Estados Unidos e o Japão. O Plastik foi construído com 12 mil garrafas PET, o que equivale ao consumo dos Estados Unidos em apenas oito segundos. O trajeto começou em março do ano passado e David levou mais de quatro meses para cruzar o oceano Pacífico e alcançar a costa da Austrália, em Sidney. A energia utilizada pelo barco era totalmente limpa: o conjunto de bicicletas, geradores eólicos, painéis solares e motor de biodiesel abasteceram o barco durante todo o percurso.

Steve Andrews
Dia 14 / tarde
Painel 6: Mobilização em tempos de crise

Andrews é presidente da SolarAid, ONG britânica que atua no fornecimento de painéis de energia solar para as regiões rurais dos países africanos e na capacitação da população local, ensinando técnicas de venda e marketing para gerar renda às comunidades com a comercialização desses painéis. O objetivo é substituir o uso de querosene para gerar luz, já que a sua combustão libera gases tóxicos maléficos para a saúde e causa mais mortes do que a malária na África. Fundada em 2006, a SolarAid já atendeu mais de 45% das comunidades carentes do sudeste africano e instalou painéis solares em 108 escolas, 19 hospitais e 8 centros comunitários. Dados levantados pelo Banco Mundial e pela ONU revelam que, nas escolas que receberam as placas de energia solar, houve significativa melhora no desempenho de alunos e professores, além da redução de emissões de gases tóxicos.

Continua após a publicidade

Bob Geldof
Dia 14 / tarde
Painel 6: Mobilização em tempos de crise 

O músico foi o idealizador dos concertos humanitários Live Aid e Live 8 e já foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Em 2005, recebeu da organização o título de Man of Peace, em reconhecimento à sua contribuição em favor da justiça e da paz internacional. Bob foi vocalista da banda de rock The Boomtown Rats, no fim dos anos 70, e em 1982 protagonizou o filme “Pink Floyd The Wall”. Ele também fundou, em 1984, o Band Aid, um grupo formado por cerca de  40 grandes nomes da música britânica e irlandesa que gravou o single “Do They Know It’s Christmas?”, angariando fundos contra a fome na Etiópia.­

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.