Audiência fácil
Os blogs, que até há pouco tempo eram considerados o último respiro da despretensão editorial, já estão entrando na luta pela audiência. Já é possível encontrar na internet dicas de como conseguir maiores números de visitação. Algumas são óbvias como “escreva coisas mais relevantes”, outras já prometem tráfego sem gastar muitos neurônios.
Uma das gambiarras de audiência mais populares usa os poderes ocultos do Hot Trends, ferramenta do Google que mostra – praticamente em tempo real – as palavras mais buscadas no Todo Poderoso. É só se informar no site e depois dar um jeito de escrever um post com as palavras-chave que estiverem em alta. Algo assim:
Composição
Querida mamãe. Hoje conheci Nikki Giavasis, uma incrível artista de cinema (movies, pra os americanos). Ela está cotada para viver Star Parker, se Gal Gadot não pegar seu lugar. Nada a ver com Gal Costa, ela é de Israel. E se pegar o papel, não tem problema, mãe. Ela pode tentar aparecer
em Same Girl Vídeo, no qual uns rappers gringos ficam cultuando mulheres fortonas e brilhosas. Vin Baker vai ficar horrorizado. Pena que eu nem sei quem ele ou ela é. Jessie Davis também prometeu ajudar, mas quem é esse? Talvez no Kobe Bryant Vídeo, de Elin Woods e Noelia, essa conhecida por Charleston Fire. Mas, quer saber? A professora me disse hoje que esses nomes não fazem o mínimo sentido no Brasil. Alguém pode fazer um Hot Trends pra brasileiros?
Seu filho, Du
Não é fácil? Agora é só esperar as 5 milhões de pessoas no site. Será que elas voltarão?
Problogger
Estou brincando, mas há um lado sério nisso. Já faz alguns anos que os blogueiros estão se organizando para ganhar dinheiro com seu conteúdo. Até porque boa parte dele pode ser mais relevantes do que o material produzido em redações tradicionais. Esse tipo de blogueiros ganhou o apelido de Problogger, ou seja, os profissionais dos weblogs.
Quer saber mais? Visite os sites Problogger.net e, no Brasil, um dos pioneiros nessa história, Interney. Ele lançou recentemente um portal de blogs profissionais, o Interney Blogs.
É a mídia se descentralizando cada vez mais. Quer dizer, numas, já que depois o Google ou a Fox News compram todo mundo.