PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Canal de TV vai realizar experimento ao vivo com tubarões e derrubar mitos sobre o animal

Por Ana Carolina Prado
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 24 nov 2011, 10h12

blacktip-shark_shark-attack-experiment-live-600

Todos os anos, centenas de milhões de pessoas dão uma nadadinha no habitat dos tubarões. Apesar disso, são relatados apenas cerca de 65 casos de ataques a humanos – dos quais só cinco resultam em morte. Como esses poucos casos recebem grande atenção da mídia e do público, acabam gerando um temor enorme em relação a esses animais – e desproporcional ao perigo que eles realmente representam. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, a quantidade de pessoas mortas anualmente por ataques de vacas é, em média, quatro vezes maior que o número de vítimas fatais por ataque de tubarões em todo o mundo (!).

É com essas premissas que os canais NatGeo e NatGeo Wild vão apresentar na próxima sexta-feira (25 de novembro), à meia-noite (horário de Brasília), o especial “SHARK ATTACK EXPERIMENT LIVE”, a primeira transmissão mundial de um experimento ao vivo com tubarões. No programa, que terá duas horas de duração em tempo real, especialistas nadarão livremente entre tubarões enquanto colocam à prova os mitos existentes a respeito de seus ataques. Isso acontecerá direto de Rocky Bay, na África do Sul, um lugar também chamado de “Shark Park” (Parque dos Tubarões) por concentrar a maior densidade e diversidade de tubarões do mundo. A equipe de cientistas, mergulhadores especializados e cinegrafistas marinhos passou mais de oitenta mil horas nadando em águas habitadas por tubarões. A ideia é fazer com que as pessoas percam seu temor excessivo em relação a esses animais e ao mesmo tempo dar novas informações sobre as ações que podem levar aos ataques atípicos (porque ok, eles ainda são perigosos).

Mas a verdade é que os seres humanos não fazem parte da dieta normal dos tubarões. Os especialistas acreditam que a grande maioria dos ataques resulta de uma atitude equivocada por parte do animal, que acredita se tratar de uma presa tradicional. Mas que fatores aumentam a possibilidade de um ataque e o que se pode fazer para não integrar o cardápio destes tubarões? O sangue humano realmente os atrai? O programa pretende responder essas questões.

Medidas de cautela

Como todo encontro com um predador natural implica em um perigo em potencial, os especialistas vão tomar certas medidas de precaução e estarão preparados para enfrentar imprevistos. Uma gaiola de proteção ficará suspensa perto dos mergulhadores e uma equipe médica e de resgate estarão por perto para entrar em ação caso seja necessário.

Continua após a publicidade

Mais informações em www.natgeotv.com/tiburones.

Leia mais:

Tubarão branco: grande injustiçado

Craig Ferreira – Expert em tubarões

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.