PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cientistas encontram erros que podem ter alterado velocidade de neutrinos

Por Carolina Vilaverde
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 23 fev 2012, 18h58

_infog976

Você se lembra quando cientistas descobriram que os neutrinos, partículas subatômicas sem carga elétrica, eram mais rápidos do que a luz? Pois é. Agora, cinco meses depois, eles encontraram dois erros que podem ter alterado o resultado da pesquisa: um nas engrenagens da cronometragem e outro na conexão de fibra óptica.

O mais intrigante é que os dois problemas apontados pelos pesquisadores tem efeitos opostos na velocidade medida. Um problema no “oscilador”, que serve para fazer os tique-taques de um relógio, pode ter afetado a marcação inicial e final do tempo, além da informação precisa das distâncias. Isso aumentaria o tempo da viagem dos neutrinos e, consequentemente, tornaria menor a sua velocidade. O problema na conexão de fibra óptica entre o sinal de GPS e o relógio principal do experimento, porém, aumentaria a velocidade das partículas.

Então, no fundo, ainda não se tem certeza sobre a velocidade que as partículas atingiram no experimento e a polêmica continua. Só em maio devem ser realizados novos testes que vão determinar como os erros encontrados afetaram a medição da velocidade.

Leia também:
Einstein caiu do cavalo
Cientistas refazem experimento com neutrinos, mas polêmica continua

Se for comprovado que as partículas viajaram em uma velocidade maior que a da luz, um novo problema para a ciência surgiria. Afinal, a velocidade da luz é a base da Teoria da Relatividade de Einstein. Por isso, a equipe responsável pelo experimento realizou e checou as medições por mais de 3 anos, antes de anunciar os resultados no ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.