PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cientistas querem tornar possível estar em dois lugares ao mesmo tempo

Por Tânia Vinhas
Atualizado em 21 dez 2016, 10h36 - Publicado em 28 jul 2011, 20h42

Quem nunca desejou poder estar em dois lugares ao mesmo tempo nesta correria em que a gente vive? Parece loucura? Pois saiba que os cientistas estão investindo pesado em pesquisas para tornar isso possível. O líder do time, Oriol Romero-Isart, do Instituto de Ótica Quântica Max Planck (Alemanha), está prestes a tentar um experimento ambicioso: fazer uma esfera de vidro existir em duas localizações ao mesmo tempo.

glassball

A esfera em questão é bem pequenininha, tem apenas 40 nanômetros de diâmetro, mas possui milhões de átomos que a tornam maior do que muitos vírus – e deixa o teste mais difícil.

Romero-Isart pretende calcular direitinho como vai lançar um raio laser na bolinha que estará em uma pequena cavidade. O raio deverá  fazer a esfera ficar pulando de um lado para o outro lado e, com a ajuda dos fótons da luz e do quantum da posição do objeto, o centro da massa será colocado em sobreposição ao quantum dos dois locais. Uma bolinha, dois lugares distintos, mesmo tempo.

Os cientistas já conseguiram provar que um átomo é capaz de estar em dois lugares na mesma fração de segundo e querem ver se isso vale para corpos maiores desde o experimento imaginário do gato de Schrödinger. A ideia é basicamente a seguinte: se um gatinho é lacrado em uma caixa com partículas radioativas potencialmente letais ou não, não dá para saber se o gato está vivo ou está morto até abrirmos a caixa novamente. Por consequência, a física quântica diz que, enquanto a caixa está fechada, o gato está vivo e morto ao mesmo tempo – as duas realidades estão existindo no mesmo momento (quer entender mais sobre o assunto? Clique aqui).

Continua após a publicidade

Parece confusa essa coisa da bolinha de vidro tanto lá quanto cá? E é mesmo (pelo menos para as nossas pobres mentes leigas), mas o fato é que, se der tudo certo, vai ser uma importante descoberta para a mecânica quântica – e o pessoal de The Big Bang Theory vai adorar!

Fonte: NewScientist

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.