Confira o que rolou de mais legal na Campus Party nesta quinta
O maior evento nerd do país continuou com programação agitada e muito calor na arena nesta quinta-feira. A SUPER – que passou por lá hoje também – separou algumas das coisas mais bacanas que aconteceram no dia. Vale lembrar (de novo!) que as principais palestras e apresentações ficam disponíveis em vídeo no site da Campus Live. Ou seja, se por algum motivo você não conseguiu conferir a palestra que tanto queria, dê uma olhada no site que ela pode estar por lá.
Wikipedia apresenta novos projetos
A apresentação de Kul Wadhwa foi uma das palestras imperdíveis desta edição da Campus Party. Cheio de carisma, o diretor gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia apresentou dois novos projetos da fundação: a rede de mobilização Ayoudo e a ferramenta educativa para crianças, Collabkit, ambos em fase de teste. Ele também comentou sobre a pequena produção brasileira de verbetes para a plataforma e disse que os “brasileiros precisam tomar o controle da Wikipedia em português”.
Como se defender de zumbis?
Alexandre Ottoni e Deive Pazos estiveram no palco de Mídias Sociais para ensinar aos campuseiros uma lição muito importante: como se defender de zumbis. Bem-humorada, a palestra que apresentou os diferentes tipos de zumbis fez sucesso. Os criadores do site Jovem Nerd interagiram com os nerds e até levaram alguns ao palco para participarem de demonstrações pra lá de engraçadas. A apresentação foi só uma prévia do livro prometido para o final do ano sobre o tema, “Protocolo Bluehand: Zumbis”. Fique ligado!
Brasileiros criam cadeira de rodas elétrica com materiais recicláveis
O educador Leandro Schneider, de Santa Maria (RS), esteve por lá expondo o trabalho de reciclagem de materiais do Centro Marista de Inclusão Digital. O projeto surgiu na edição passada da Campus Party: o humorista Rafinha Bastos sugeriu que o grupo montasse um projeto que beneficiasse outras pessoas. A partir dessa sugestão, educadores e alunos criaram uma cadeira de rodas motorizada para deficientes, que pode ser controlada por joystick. Eles reaproveitaram uma cadeira de rodas comum, dois motores de limpador de para-brisa e uma placa central. Um ponto bacana é que o projeto só utiliza softwares e hardwares livres.
Campeonatos de games
Hoje, os campuseiros puderam participar do campeonato do jogo Sudden Attack, promovido pela empresa de games Level Up. As seletivas ocorreram na área da empresa e, à noite, as semi-finais foram realizadas na arena principal. Amanhã, deve ocorrer outro campeonato, dessa vez com o jogo Combat Arms, da mesma empresa. A galera da Level Up está todos os dias gerando conteúdo dentro da própria Campus Party e estão dispostos a bater um papo com todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre esse processo. Se você curte games, essa é sua chance!
E você? Está no #CPBR5? Conte para nós o que você viu de mais legal (e de mais bizarro) até agora.