Frase da semana: “Patriotismo é quando o amor por seu próprio povo vem primeiro”
Toda semana, a SUPER explicar melhor um pouquinho mais sobre aquelas frases que ficaram famosas e marcaram a História, a Filosofia, a Arte, a Cultura ou a Ciência. Se você tem dúvidas sobre o contexto em que foi dita aquela citação que você curte, mande uma sugestão para nós. Depois, pode usá-la sem medo no nick do MSN, no Twitter ou no Facebook.
Para muita gente, Charles de Gaulle é apenas um aeroporto em Paris. O nome é uma homenagem a Charles André Joseph Marie de Gaulle, o general, político e estadista que liderou as forças francesas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi ele também quem fundou a Quinta República Francesa em 1958, tornando-se o seu primeiro presidente.
Em maio de 1968, De Gaulle sofreu com a onda de protestos de estudantes e trabalhadores, influenciados pela oposição comunista e socialista, além de perder força política em um referendo sobre a reforma do Senado e a regionalização. Em junho do mesmo ano uma pesquisa indicou que a maioria da população do país desaprovava o presidente – De Gaulle era considerado um político muito velho, muito centrado em si mesmo, muito autoritário, muito conservador e muito “anti-americano”. Ele aguentou a pressão só até abril de 1969, quando decidiu renunciar.
Não se sabe ao certo quando de Gaulle disse a tal frase, mas ela foi publicada pela primeira vez na revista Life, mais precisamente na edição do dia 9 de maio de 1969. O diplomata Romain Gary assinou uma matéria de quatro páginas entitulada “To Mon Général” e era mais ou menos uma carta ao ex-presidente. O trecho em questão dizia:
“Durante os últimos dias da campanha do referendo, enquanto eu assistia televisão olhando a face de seus oponentes – Mollet, Lecanuet, Mitterrand, Giscard d’Estaing e Tutti Frutti – lembrei como certa vez você explicou de forma tão simples a diferença entre patriotismo e nacionalismo, lançando esta perfeita definição em uma conversa pós-jantar: ‘Patriotismo é quando o amor por seu próprio povo vem primeiro; Nacionalismo, quando o ódio pelos demais povos vem primeiro’”.
Quer ler o texto inteiro? Clique aqui!
Veja a história por trás de outras frases famosas:
“Olho por olho e o mundo acabará cego” – Mahatma Gandhi
“Jamais interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo um erro” – Napoleão Bonaparte
“Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates” – Steve Jobs
“[Deus] às vezes joga [dados] onde ninguém pode ver” – Stephen Hawking
“A imaginação é mais importante que o conhecimento” – Albert Einstein
“Frase da semana: “Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha” – Muhammad Ali
“Frase da semana: “A gramática controla até reis e princesas!” – Molière
“Quem sabe dizer se a vida não é o que chamam de morte e a morte não é o que chamam de vida?” – Eurípides
“Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas” – Pablo Picasso