Frase da semana: “Quem não fala a verdade sobre si mesmo não pode falar sobre os outros” – Virginia Woolf
Virginia Woolf viveu Londres na primeira metade do século XX, onde foi uma das figuras mais importantes da nova literatura que emergia após a primeira guerra. Parte de um grupo de intelectuais, Virginia foi fundamental no desenvolvimento do modernismo na escrita, tanto como escritora quanto como editora. A crítica literária também captou a atenção de Virgínia, que se dedicou ao estudo de obras de alguns de seus contemporâneos.
Em suas obras, é marcante a presença do fluxo de consciência, um recurso literário que mostra os caminhos (às vezes, sem volta) do pensamento do personagem. Suas personagens femininas tinham personalidades fortes, como é o caso da Sra. Dalloway, personagem-título de um dos livros mais famosos da autora.
Assim como muitos gênios das artes, Virgínia tinha problemas psicológicos, que frequentemente resultavam em crises nervosas. Em um desses momentos, a escritora perdeu o controle e se atirou em um rio com os bolsos do casaco cheios de pedras. Seu corpo só foi encontrado quase um mês depois.
A frase da semana foi dita em uma palestra proferida por Virgínia e deixa claro o caráter marcante da escritora. Para saber mais, o filme As Horas, com Nicole Kidman, é uma boa introdução à mente peculiar de Virgínia.
Confira a história de mais de 50 frases famosas da história