Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Ilustre figura

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 8 dez 2010, 16h11

Quando as pessoas querem saber dos bastidores da Super, uma das perguntas mais frequentes é: mas quem faz as ilustrações? É uma pessoa só? Tem uma equipe fixa ou são frilas?

Para acabar com todas as especulações, respondemos: não, não temos uma equipe fixa. Todos os trabalhos de ilustração são feitas por frilas.

E qual o critério pra vocês escolherem o ilustrador ? – é a segunda pergunta mais frequente.

Bom, antes de escolhermos, temos uma conversa com os editores de texto daqui da Super. Discutimos a pauta e como ela será ilustrada. Depois desse processo começamos a pensar no estilo e linguagem da ilustração. Aí sim, escolhemos o nosso ilustrador.

A gente tem um banco de dados com vários contatos de ilustradores bacanas. Sempre que descobrimos pessoas novas e talentosas, elas entram nesse banco.

Continua após a publicidade

Quando pautamos o ilustrador, enviamos um briefing do que imaginamos para a ilustração, como referências de outras ilustrações para ele se basear na finalização e acabamento. Mas isso não quer dizer que o ilustrador também não tenha autonomia para dar palpite e outras ideias.
Um exemplo disso foi o Oráculo da edição 282 em que a pergunta era: “Rã salgada ressuscita?”
Pedimos para que o Vitti, o ilustrador dessa seção, fizesse uma rã saindo do caixão enquanto uma mão estivesse jogando sal em cima dela.
A ideia dele foi muito melhor: ele fez um rã ressuscitando na cruz  com o sal divino.
Ilustração que, por sinal, causou polêmica.

Oráculo: Rã salgada ressuscita – Ilustrador Vitti

Cada seção tem um estilo diferente. O Oráculo, por exemplo, é uma seção mais cômica com perguntas inusitadas. Por isso, podemos fazer uma ilustração com piadinhas e com mais estilo de cartoon.

Continua após a publicidade
Oráculo: Qual a finalidade do cantar dos grilos – Ilustrador Pablo Bernasconi

Já em seções como Polêmica e Essencial, que abordam assuntos mais sérios, os estilos das ilustrações precisam ser mais adultas e mais conceituais. Nessas geralmente gastamos bastante tempo pra ter uma ideia mais fechada antes de passar para o ilustrador. Tentamos traduzir o lide da matéria de forma simples e direta.

Polêmica: Placebo pode ser o melhor remédio – Ilustradora Mariana Abasolo
Continua após a publicidade

A seção do papo é a seção que dá mais para brincar com conceitos. A imagem do entrevistado é sempre o primeiro plano da ilustração, então a preocupação é ilustrar ícones que traduzam alguns conceitos do que ele fala. É uma preocupação diferente das outras seções, onde a ilustração mostra sozinha a ideia principal.

Papo: Um computador sentimental como Mozart – Ilustrador Pianofuzz

Apesar de usarmos muitos estilos diferentes, uma grande preocupação da Super é que a ilustração fique a cara da revista. Por isso, elas não podem ser literais e, mesmo quando a ilustra tem humor, não podem ser infantis.

Continua após a publicidade

Nossa maior preocupação é entregar pro leitor uma ilustração que ele só pode ver na Super, além de sempre tentarmos ser criativos.

Portanto, se você é um ilustrador, e acha que seu trabalho é a cara da super, é só mandar seu portfólio pra gente. Sempre estamos precisando de novos talentos 😉

Renata Miwa
Estagiária de arte
@renatamiwa

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.