Ilustre figura
Quando as pessoas querem saber dos bastidores da Super, uma das perguntas mais frequentes é: mas quem faz as ilustrações? É uma pessoa só? Tem uma equipe fixa ou são frilas?
Para acabar com todas as especulações, respondemos: não, não temos uma equipe fixa. Todos os trabalhos de ilustração são feitas por frilas.
E qual o critério pra vocês escolherem o ilustrador ? – é a segunda pergunta mais frequente.
Bom, antes de escolhermos, temos uma conversa com os editores de texto daqui da Super. Discutimos a pauta e como ela será ilustrada. Depois desse processo começamos a pensar no estilo e linguagem da ilustração. Aí sim, escolhemos o nosso ilustrador.
A gente tem um banco de dados com vários contatos de ilustradores bacanas. Sempre que descobrimos pessoas novas e talentosas, elas entram nesse banco.
Quando pautamos o ilustrador, enviamos um briefing do que imaginamos para a ilustração, como referências de outras ilustrações para ele se basear na finalização e acabamento. Mas isso não quer dizer que o ilustrador também não tenha autonomia para dar palpite e outras ideias.
Um exemplo disso foi o Oráculo da edição 282 em que a pergunta era: “Rã salgada ressuscita?”
Pedimos para que o Vitti, o ilustrador dessa seção, fizesse uma rã saindo do caixão enquanto uma mão estivesse jogando sal em cima dela.
A ideia dele foi muito melhor: ele fez um rã ressuscitando na cruz com o sal divino.
Ilustração que, por sinal, causou polêmica.

Cada seção tem um estilo diferente. O Oráculo, por exemplo, é uma seção mais cômica com perguntas inusitadas. Por isso, podemos fazer uma ilustração com piadinhas e com mais estilo de cartoon.

Já em seções como Polêmica e Essencial, que abordam assuntos mais sérios, os estilos das ilustrações precisam ser mais adultas e mais conceituais. Nessas geralmente gastamos bastante tempo pra ter uma ideia mais fechada antes de passar para o ilustrador. Tentamos traduzir o lide da matéria de forma simples e direta.

A seção do papo é a seção que dá mais para brincar com conceitos. A imagem do entrevistado é sempre o primeiro plano da ilustração, então a preocupação é ilustrar ícones que traduzam alguns conceitos do que ele fala. É uma preocupação diferente das outras seções, onde a ilustração mostra sozinha a ideia principal.

Apesar de usarmos muitos estilos diferentes, uma grande preocupação da Super é que a ilustração fique a cara da revista. Por isso, elas não podem ser literais e, mesmo quando a ilustra tem humor, não podem ser infantis.
Nossa maior preocupação é entregar pro leitor uma ilustração que ele só pode ver na Super, além de sempre tentarmos ser criativos.
Portanto, se você é um ilustrador, e acha que seu trabalho é a cara da super, é só mandar seu portfólio pra gente. Sempre estamos precisando de novos talentos 😉
Renata Miwa
Estagiária de arte
@renatamiwa