Maior inseto do mundo e lesma que dispara “dardos do amor” são descobertos
Reprodução
Na floresta de Bornéu, uma ilha na Ásia, há bichos curiosos. Foram descobertas ali 123 novas espécies só nos últimos três anos, incluindo o maior inseto do mundo: um bicho-pau com quase 60 cm de comprimento. Apesar do tamanhão, o Phobaeticus chani geralmente passa despercebido por aí, graças à sua capacidade imensa de se camuflar e permanecer totalmente imóvel quando ameaçado, o que lhe faz realmente parecer um graveto. O bicho encontrado foi doado ao Museu de História Natural, em Londres.
A floresta, conhecida como “Coração de Bornéu”, é uma área de conservação de 220 mil quilômetros quadrados (quase o tamanho do Reino Unido!) criada em 2007 pelos governos da Indonésia, Malásia e o sultanato de Brunei. Todos eles se comprometeram a preservar essa área, onde vivem várias espécies de animais que não são encontrados em nenhuma outra parte do mundo.
Dentre as novas espécies descobertas estão ainda um sapo voador que pode planar por mais de 13 metros graças a estruturas sob seus braços e pernas e uma lesma que dispara “dardos do amor” para injetar hormônios em seu companheiro que aumentam sua capacidade de reprodução.