Nintendo responde a reclamações de que o 3DS provoca dor de cabeça
O 3DS, console 3D portátil da Nintendo que dispensa óculos especiais e chegou às lojas americanas no último dia 27, já está dando dor de cabeça. Literalmente. O site de games MaxConsole reuniu na sexta-feira, 25 de março, cerca de 50 reclamações feitas no Twitter por quem experimentou o produto e sentiu efeitos negativos como tontura e dores de cabeça. Três dias depois, a empresa emitiu um comunicado oficial em resposta.
“Assim como acontece com qualquer atividade que requeira concentração – de ler a ficar olhando para uma tela de um computador –, é sempre recomendado fazer pausas frequentes”, explicou a nota. “Nós temos apresentado o Nintendo 3DS em múltiplos eventos pelo mundo para centenas de milhares de pessoas e temos recebido pouquíssimos comentários negativos”.
A Nintendo admitiu que algumas pessoas podem experimentar pequenos desconfortos ao olhar para qualquer tipo de imagem em 3D, mas garantiu que são efeitos são de curto prazo e não têm nenhum efeito duradouro. Além disso, explicou que o design do console permite que o jogador ajuste o efeito 3D para que se sinta confortável.
Mesmo assim, há uma lista com várias recomendações e advertências relativas ao 3DS no site oficial da empresa. “Quem já teve uma convulsão, perda de consciência ou qualquer outro sintoma relacionado a uma condição epiléptica deve consultar um médico antes de jogar um videogame”, diz um dos itens. Outro tópico diz que crianças de até seis anos não devem usar o recurso 3D porque há risco de danos à visão.