Pesquisadores brasileiros dizem ter encontrado a “próstata feminina”
Sim, mulheres também podem ter algo parecido com uma próstata. Esta é a conclusão surpreendente de cientistas do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O grupo pesquisava células cancerígenas presentes em órgãos do aparelho reprodutor feminino quando notou que algumas delas tinham características semelhantes às da próstata.
O órgão, até então considerado exclusivamente masculino, é responsável por produzir 70% do líquido seminal dos homens. Mas, calma. Ninguém está falando que as mulheres também produzem sêmen.
Na verdade, o que acontece é que, nos homens, a glândula depende do hormônio testosterona para se desenvolver. “Na mulher, a glândula não se desenvolve por causa da ausência dessa substância. No entanto, se o ambiente hormonal for alterado por algum motivo, a pessoa do sexo feminino pode, sim, vir a desenvolver o órgão na idade adulta”, explica o professor Hernandes F. Carvalho, um dos coordenadores da pesquisa. Essas alterações são mais comuns do que se imagina: podem ocorrer por causa de terapias de reposição hormonal ou pelo uso de anabolizantes.
O artigo com o estudo foi publicado na “Biology of Reproduction“, uma revista conceituada na área de reprodução. E alguns trechos podem render muita controvérsia: estudos preliminares indicaram também que a próstata das mulheres estaria relacionada ao “Ponto G” e à ejaculação feminina, dois temas mega polêmicos da sexualidade feminina.