Plástica Premiada
Quando comecei a apurar as informações para escrever a matéria “Raio X das Plásticas”, ainda como repórter freelancer, nem imaginava qual seria o resultado final – e muito menos que ganharíamos tantos prêmios!
Em abril, recebemos o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Infografia. E agora fizemos história ao entrar no anuário da SPD – The Society of Publication Designers –, que premia o design das melhores publicações do mundo. E o melhor, não só como a primeira revista brasileira a ser finalista, mas como “Ouro” na categoria “Information Graphic”.
Os meses de pesquisa valeram a pena. Os sites, os livros de anatomia e as horas de entrevistas com especialistas – que me mostraram o passo-a-passo de cada cirurgia. Um grande desafio para quem, até então, tinha pavor de sangue.
Logo na primeira reunião com a equipe, levei alguns esboços para explicar o processo de cada intervenção. Esses foram alguns dos rafe que eu levei na primeira reunião:
Decidimos que deveria ser algo realista, mas com ilustrações leves, que não chocassem o leitor. Coisa para o grande ilustrador Sattu. Nos reunimos outras tantas vezes para fechar detalhes – o nome de cada instrumento utilizado pelos médicos, a anatomia de cada parte do corpo, as legendas, etc.
Esses foram alguns rafes feitos pela gente, nas reuniões:
A grande dificuldade foi cortar o texto, já que tínhamos muito material para pouco espaço. Mas fazer infográfico é isso: passar o máximo de informação possível em pequenas legendas, apurar em dobro e trabalhar em parceria com o pessoal da arte. O resultado? A harmonia entre texto, design e ilustração.
Dizem que primeiro amor a gente nunca esquece. Infográfico também não! Por isso finalizo com um agradecimento especial a Adriano Sambugaro, Emiliano Urbim, Luiz Iria, Sattu e (claro!) Revista Super, que me deram essa oportunidade.
Parabéns a todos pela conquista!
Giselle Hirata
@gisellehirata
Editora da Mundo Estranho
(depois do sucesso como repórter freela, a Gi foi contratada pela nossa redação vizinha, a Mundo Estranho, que também ganhou o prêmio de Revista do Ano da Editora Abril. A moça é premiadíssima!)