Quem tem medo do Google?
Por Ana Carolina Prado
É claro que muitas empresas têm informações pessoais sobre nós – bancos, empresas de cartão de crédito, o provedor de acesso à internet que usamos. Mas, já que muitos de nós temos a vida toda no Google, e depois de falhas na privacidade em serviços oferecidos pela empresa (como a exposição dos contatos com quem você mais troca mensagens quando o Buzz foi lançado), não deixa de ser um pouco assustador que uma companhia detenha tantas informações pessoais sobre tanta gente.
“Quando estamos online, estamos sempre fornecendo informações sobre nós mesmos. Pense no que revelamos ao Facebook, por exemplo. É um assunto a se preocupar, mas é uma preocupação que não se restringe ao Google”, afirma Vanessa Fox, que participou do desenvolvimento do Google na época de sua criação. Vanessa esteve no Web Expo Fórum, evento sobre internet que realizado entre 17 e 19 de março em São Paulo para falar sobre marketing e mecanismos de busca – temas em que ela é especialista. A SUPER aproveitou a ocasião para conversar com ela sobre essas questões polêmicas.
1) Podemos confiar no uso que o Google fará de nossos dados?
Acredito que o Google entenda que eles precisam ser cuidadosos com esses dados. Eles querem, sim, ter tantas informações quantos for possível para usar o banco de dados internamente e permitir que os resultados das buscas melhorem de acordo com os interesses do usuário. Sabendo quais sites você visita, o que procura, em quais resultados você clica e o que você compartilha com os amigos nas redes sociais, eles podem construir um perfil dos seus interesses e montar uma busca personalizada. Não acredito que possam usar as informações pessoais para além disso.
2) Você acha que as pessoas têm se mostrado mais temerosas em relação à exposição (mesmo que não pública) da sua privacidade?
Apesar de ouvirmos muito sobre questões de privacidade, não tenho visto as pessoas pararem de usar o Google por causa desses temores, então não sei se isso é algo que realmente preocupa o consumidor médio.
3) Você ajudou no desenvolvimento do Google na época de sua criação. Já imaginavam, naquela época, que a empresa adquiriria tamanha importância?
Não imaginávamos quão importante seria ter um conjunto completo de ferramentas para empresários e como nos tornaríamos parte integrante da estratégia empresarial global. As informações que as empresas podem obter sobre seus clientes através da combinação do Webmaster Central, Analytics e dados de pesquisa do Google são importantíssimas para influenciar estratégias de marketing e ajudar as empresas a ter uma relação melhor com o seu público.