Supergênio: Quantas vezes os ponteiros do relógio formam ângulos retos em 24 horas?
A gente não para de revirar os arquivos da revista. Desde a edição número zero, a SUPER trazia novidades científicas, curiosidades e alguns passatempos divertidos. Por muitos anos, os quebra-cabeças e problemas foram publicados nas páginas da revista. E agora os melhores estão de volta.
Em novembreo de 1997, este problema saiu nas páginas da seção ‘Superdivertido’ da SUPER. Relembre e enfrente o desafio:
Era meia-noite quando o boêmio olhou para o relógio do boteco. Com os neurônios já lubrificados por algumas doses, ele se pôs a calcular quantas vezes os ponteiros formariam entre si um ângulo reto, até a meia-noite do dia seguinte. É melhor você ajudá-lo.
Confira a resposta selecionando o texto abaixo, que está escrito em branco:
Se chamarmos de x a duração em minutos do tempo que separa duas ocorrências, o ponteiro grande terá andado (360/60)x = 6x graus. O pequeno, doze vezes mais lento, terá andado então 6x/12 = x/2 graus. Em x minutos, o ponteiro grande anda 6x – x/2 = 11x/2 mais que o pequeno. De uma situação de 90 graus até a seguinte, o ponteiro grande tem de girar 180 graus mais que o pequeno, então 11x/2 = 180°, ou, x=360/22, o que dá 32 minutos e 43 segundos, aproximadamente. Em 24 horas a situação se repetirá 24 x 60 : 360/11 = 44 vezes.
Clique aqui para ver outros desafios de lógica e matemática