Destaques de 2011 da SUPER: 10 melhores new planking do ano
por Kleyson Barbosa, do Guia do Estudante e editor do Is the new planking
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE
Parecia apenas uma modinha de internet. Parecia. No primeiro semestre do ano, fotos de várias pessoas deitadas, com o corpo esticado e os braços colados ao corpo, como se estivessem em cima de uma prancha (“plank”, em inglês), começaram a invadir a web. No reduto dos anônimos que é a web, não dá para identificar como a moda começou. Mas a mania se popularizou – principalmente depois que o jogador da liga australiana de rúgbi David “Wolfman” Williams fez a pose em março durante um jogo. De lá pra cá, a página principal do planking no Facebook acumulou mais de 732 mil fãs, que até hoje postam fotos fazendo a brincadeira nos mais bizarros lugares.
E como se não fosse o suficiente uma inundação de fotos de pessoas com o corpo esticado por aí, o planking deixou o mundo das poses agitadérrimo. Foram vários os novos plankings que se popularizaram durante o ano. Listamos os 10 new plankings mais criativos do ano. Confira!
10. Owling is the new planking
O owling foi a segunda moda no mundo das poses. Para executá-lo é simples: basta ficar empoleirado em algum lugar, como uma coruja (o termo “owl”, em inglês, significa coruja). Fácil? Na na ni na não. É preciso criatividade para fazer a pose da coruja mais curtida do face.
9. Plowling is the new planking
A dica é: esqueçam o planking, esqueçam o owling. Ou melhor, junte as duas poses. Isso mesmo: planking + owling = plowling! Não é genial? Com um slogan marcante (“Porque planking é coisa tão de dois meses atrás e owling é uma coisa tão de ontem”), a moda pegou e zilhões já compartilham seu Plowling no Facebook.
Quer fazer a pose? A regra é simples:
1. Encontre um amigo que tope fazer uma pose junto com você
2. Peça seu amigo para fazer planking
3. Faça a pose de coruja em cima desse seu amigo fazendo planking
4. Peça outros dois amigos para fotografar
5. Tudo certo como dois e dois são cinco
8. Horsemaning is the new planking
A pose é inspirada em uma foto dos anos 20 (https://www.horsemanning.com/), que crianças parecem imitar o cavaleiro sem cabeça, de “A lenda do cavaleiro sem cabeça”. Aí alguém resolveu parodiar e aí virou essa febre toda.
A técnica para fazer o horsemanning é simples e consiste em fotografar duas pessoas: uma se encosta em uma superfície plana e esconde a cabeça, enquanto a outra se esconde por trás e deixa apenas a cabeça exposta, buscando simular uma decapitação.
7. Sleeveface is the new planking
As fotos com capas de vinil substituindo o seu rosto parecem ter invadido o país neste ano: Sleeveface, do it! O passo a passo é rápido: encontre um vinil que tenha um rosto de um artista e tire uma foto substituindo a sua face pelo vinil. Genial, não é?
A galera do https://www.sleeveface.com/ incentiva a técnica desde 2008, mas só agora a mania parece chegar no Brasil. Em abril/maio deste ano, a revista inked fez um editorial de moda só com modelos fazendo sleeveface. Em setembro, foi a vez da Playboy também fazer um editorial semelhante. E você: quando vai tirar a sua foto com a capa de um vinil?
6. Stocking is the new planking
… ou: Imitar fotos do Gettyimages is the newplanking. É isso mesmo. Sabe aquelas fotos de bancos de imagens (como o GettyImages, no caso) que você vê em vários sites? Nesses bancos de fotos, você encontra de tudo: tem o cara trabalhando sorridente num escritório ~~~maravilhoso~~~, a garota mais bonita da escola estudando concentrada num jardim florido e jovens sorridentes num dia ensolarado. Como não copiá-los, minha gente? Como não?! Pensando nisso, a galera da agência Projekt202 criou um tumblr só com imagens imitando as fotos desses bancos de dados. Mas atenção: tem que ser uma foto na mesma posição, com o ângulo da câmera mesmo e com a mesma expressão facial da foto do banco de dados, ok?
Gostou? Você pode enviar suas próprias fotos para o site do projeto.
5. Fridging is the new planking
A tendência geladíssima de tirar fotos dentro da geladeira ganhou o mundo depois que a diva rapper Nicki Minaj tirou fotos fazendo a pose para a revista Glamour. E acredite: foi a própria superstar que cunhou o termo fridging, em referência ao planking. Se as pessoas já adoram tirar fotos de poses, imagine quando rola um empurrãozinho de um ídolo? O fridging foi copiado e muita gente se fotografou dentro das geladeiras por aí.
4. Plumbking is the new planking
Ao que parece, alguém resolveu mandar a moda do “planking” por água abaixo. Literalmente (risos). Enquanto a maioria das pessoas odeia lembrar de quando coloca a cabeça numa privada (afinal, quem gosta de relembrar vômitos?), a galera das poses resolveu se fotografar fazendo o planking com a cabeça dentro da privada. A pose tem nome, plumbking, e ganhou grupos de adeptos (e várias fotos) no Facebook.
3. Xuxing is the new planking
Você achou que a gente ia esquecer da pose brasileira que é um dos maiores sucessos no mundo das poses? Três amigas decidiram homenagear a Xuxa pedindo aos conhecidos de vários cantos do mundo para tirar fotos imitando a pose de Xuxa no álbum “Xou da Xuxa”, de 1986. Parecia só uma coisa de amigos, mas a ideia virou um fenômeno no Facebook.
Como tudo começou com o planking, por aqui a pose da Xuxa ganhou um nomING bacana: xuxing.
2. Scarlettjohanssoning is the new planking
Depois que as fotos da Scarlett Johanssen vazaram na web em setembro, um novo meme virou sucesso: o scarlettjohanssoning. Internautas do mundo todo começaram a imitar o autorretrato sexting e tiraram fotos de si mesmo em posições parecidas com a da atriz.
É claro que os animais e brinquedos também não ficaram de foto da brincadeira. Sobrou até pro Chewbacca. O tumblr tush.tumblr.com reúne várias dessas paródias.
1. Batmanning is the new planking
Nada de fotos no espelhos, nada de replicar memes, nada de tarefas fáceis. O batmanning é para os fortes (!) e consiste em tirar fotos pendurado de cabeça para baixo, suportado apenas pelo seu pé. E se você não achou legal o batmanning liderar a disputa pelo melhor new planking do ano, certamente você não tentou fazer essa pose. Rá!
O vídeo que deu início à onda mostra tentativas de fazer o batmanning e a diversão em executar a manobra – sem, claro, destacar a série de falhas do percurso.